Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por UTI U. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
UTI U.
começou essa petição para
Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo
Os cidadãos abaixo‐assinados, solicitam de Vs. Exs. a instalação de um espaço físico adequado para a cidade de Ubatuba‐SP, que venha suprir as carências de atendimento médico, tanto dos 87.000 (oitenta e sete mil) munícipes, quanto de veranistas e turistas que chegam a 1.000.000 (um milhão) de pessoas, em média, durante a temporada e feriados prolongados, congestionando ainda mais todo o sistema de atendimento oferecido à população. No momento contamos apenas com a Santa Casa de Misericórdia da Irmandade do Senhor dos Passos de Ubatuba , instituição particular, que ocupa um prédio construído no século XIX, com instalações precárias. A mesma possui pouquíssimos recursos que não garantem o mínimo de qualidade necessária para o atendimento dos pacientes locais, agravando‐se com a população flutuante. Pacientes morrem por falta de equipamentos modernos, aparelhos para exames específicos, medicamentos de alto custo, tratamentos e procedimentos especiais. Os relatos de óbitos são em número alarmante e inaceitáveis.
Mesmo com muita iniciativa e dedicação de muitos profissionais pertencentes à equipe da Santa Casa, é impossível a demanda ter um respaldo médico adequado. Recém‐nascidos prematuros ou com complicações graves e pacientes em estado crítico, estão morrendo, à mercê de uma transferência feita através do CROSS (CENTRAL DE REGULAÇÃO DE OFERTAS DE SERVIÇOS DE SAÚDE) que na maioria das vezes demora a chegar porque nem sequer contamos com sinal de INTERNET COM LINK DEDICADO .
As ambulâncias, devido ao intenso fluxo de veículos nas estradas congestionadas e caóticas, muitas vezes não chegam a tempo de socorrer o paciente. Ainda assim, quando, com muito custo e com sorte, se consegue uma vaga em UTI e transporte para outras cidades, o paciente precisa ser removido por estradas sinuosas e serras íngremes extremamente perigosas. A cidade mais próxima, Caraguatatuba, fica a 52 km de distância de Ubatuba que podem ser percorridos em 1 hora em dias normais e sem trânsito. Com o fluxo de automóveis, caminhões, vans e ônibus de turismo, durante a temporada e feriados prolongados, esse tempo pode chegar a mais de 6 horas no trajeto.

Pacientes com câncer e os que necessitam de hemodiálise, precisam viajar em condições lastimáveis dentro de veículos lotados, quando não contam com transporte próprio. Os enfermos são obrigados a viajar quilômetros sofrendo com enjôos e grande mal‐estar.

Acreditamos que a Saúde Pública não pode ficar atrelada à uma instituição filantrópica, que faz o que pode com os parcos recursos que disponibiliza para continuar sobrevivendo sem o convênio do Município e do Estado.

A conclusão a que chegamos é de que vivemos num estado de calamidade pública; o que nos leva, cidadãos comuns, a EXIGIR PROVIDÊNCIAS URGENTES!

Solicitamos:

‐ CONSTRUÇÃO DE UTI (adulto e neo‐natal)
‐ CENTRO DE HEMODINÂMICA
‐ CENTRO DE HEMODIÁLISE
‐ CENTRO ONCOLÓGICO
‐ CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS
‐ HELICÓPTERO UTI
‐ INTERNET COM LINK DEDICADO OU LINHA PRIVADA

Os recursos, captação de verba e manutenção das estruturas solicitadas virão a partir do entendimento entre vossas senhorias, a população e a iniciativa privada.

O abaixo‐assinado virtual e físico, com as assinaturas dos solicitantes, serão entregues e devidamente protocolados, assim como em audiência pública em São Paulo.

Nomeamos a Comissão do Grupo do Facebook denominado UTI UBATUBA , como nossos representantes, caso sejam necessárias maiores informações.

Ubatuba, 17 de fevereiro de 2018.

Postado (Atualizado )