By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Nenhum curso a menos na UFGD

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Sindicato D. and may not represent the views of the Avaaz community.
Sindicato D.
started this petition to
Sindicato dos Trabalhadores em Educação nas Instituições Federais - SINTEF
Para todas as educadoras e educadores do Mato Grosso do Sul e população de Dourados-MS

Os propositores deste manifesto, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), abaixo relacionados, manifestam apoio irrestrito à Faculdade Intercultural Indígena -FAIND/UFGD - diante do projeto de destruição das pessoas que hoje administram a Universidade, grupo nomeado pelo governo federal desrespeitando a Lista Tríplice, eleita democraticamente. A FAIND recebe discentes de todo o CONESUL de Mato Grosso do Sul e oferta cursos a grupos sociais que passam, historicamente, por vulnerabilidades socioeconômicas e são, cotidianamente, marginalizados. O modelo pedagógico de alternância – desenvolvido na FAIND – é fundamental para a inclusão de povos indígenas e do campo. No entanto, a intervenção tem declarado, inclusive no próprio portal da UFGD, que “não há previsão de nenhum projeto ou recurso”, em vez de indicar a construção das possibilidades de permanências de suas/seus discentes. A Universidade pública deve ser sempre gratuita, plural e de qualidade. Dessa forma, reafirmamos, veementemente, apoio irrestrito à permanência dos cursos da FAIND, bem como a defesa de nenhum curso a menos na UFGD e apelamos à população douradense e sul-mato-grossense que se some a nós nesta luta!

Propositores deste Manifesto:
Etienne Biasotto – reitor eleito
Claúdia Lima – vice-reitora eleita
Curso do Mestrado Profissional em Administração Pública da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia - FACE/UFGD
FCH/UFGD - Faculdade de Ciências Humanas
SINTEF - Sindicato dos Trabalhadores em Educação nas Instituições Federais
ADUF - Sindicato dos Professores da Universidade Federal da Grande Dourados
APG UFGD - Associação dos/as Pós-Graduandos/das da UFGD
DCE UFGD - Diretório Central dos e das Estudantes da UFGD

Apoios:
Comitê de Defesa Popular de Dourados
ANDES - Sindicato Nacional - Regional Pantanal
ADUEMS - Associação dos Docentes da UEMS
CUT MS - Central Única dos Trabalhadores
SIMTED - Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Dourados
FACET - Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Nota: texto originalmente publicado como nota de apoio da FCH, com pequenas adequações para este manifesto.

Posted (Updated )