Mude as definições pejorativas de "mulher" e "garota" nos dicionários.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Verbetes F. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Verbetes F.
começou essa petição para
Editoras que publicam os principais dicionários e departamentos de lexicografia.
Você já procurou a palavra “mulher” no dicionário? É possível encontrar coisas como: “Rabo de saia, racha, rachada. Aquela com quem o homem tem uma relação estável. Esposa. Cortesã. Pessoa do sexo feminino, após sua primeira relação sexual. Homem efeminado. Objeto.”

Não, as palavras e definições que você acabou de ler não foram inventadas. Estão em dicionários ao redor do mundo, utilizados em escolas, presentes em salas de aula.

E por que será? Talvez porque durante séculos, a História se baseou no viés patriarcal. As narrativas partiam sempre do ponto-de-vista masculino e tudo só existia a partir da existência do homem.

E se fosse possível modificar isso? E se alguém decidisse reunir um grupo diverso de mulheres para praticar a escuta ativa, exercitar a empatia e iniciar um urgente, necessário e da maior importância processo de reescrita do mundo?

Verbetes Femininos. Um movimento colaborativo para redefinir "mulher" e "garota" no dicionário, feito por mulheres diversas. Co-criação de conteúdo da Obvious Agency, expert em narrativas femininas, da escritora Cris Lisbôa e a terapeuta Fernanda Lisbôa. Juntas, as irmãs promoveram vivências em São Paulo e Rio de Janeiro sobre comunicação positiva, diálogo e coexistência.

Cada passo importa para a criação de um mundo melhor. Siga @verbetesfemininos no Instagram. Veja os novos significados abaixo e vamos juntas fazer a petição chegar nas grandes editoras de dicionários com as novas definições.

Mulher
Substantivo feminino. Etimologia: do latim mulier, mulieris. Ser humano adulto que se identifica com o gênero feminino, biológica ou emocionalmente. Gênero que não está no oposto ao masculino, está ao lado. Por vezes provedora do sustento emocional e financeiro de uma família. Rainha. Pode ou não gerar uma criança em seu ventre. Pessoa que nasce biologicamente mulher ou se enxerga e se sente como uma. “Não se nasce mulher, torna-se mulher” Simone de Beauvoir.

Garota
Menina, guria, mocinha. Pessoa com menos de 18 anos que se identifica com o gênero feminino. Palavra afetuosa ao ser utilizada com mulheres adultas. Criança que nasceu biologicamente menina ou se enxerga e se sente como uma, e utiliza um nome social atribuído a pessoas do sexo feminino. "Lute como uma garota".

Postado (Atualizado )