ABAIXO-ASSINADO E MANIFESTO PELA PERMANÊNCIA DA OKUPAÇÃO CULTURAL CORAGEM

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Okupação C. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Okupação C.
começou essa petição para
São Paulo, 25 de maio de 2018.

Ao Prefeito de São Paulo, ao Presidente da COHAB, ao Prefeito Regional de Itaquera, ao Secretário Municipal de Cultura.

Nós, abaixo-assinados, moradores da COHAB 2 José Bonifácio, de Itaquera, da Zona Leste, de São Paulo, cidadãos Paulistanos, viemos por meio desta reivindicar a cessão de uso e permanência da Okupação Cultural CORAGEM na Rua Vicente Avelar, 53. O Conjunto Habitacional José Bonifácio (COHAB 2, inaugurada em 1981) tem hoje uma população estimada em 150 mil habitantes e com escassos espaços de lazer e cultura, principalmente para a Juventude. Na região administrativa de Itaquera têm aproximadamente 550 mil pessoas e não há sequer um Centro Cultural Público na região. No distrito do José Bonifácio a demanda é gritante e o que sobra para juventude são os rolêzinhos, o pancadão, o álcool, as drogas e o tédio. Não há espaços para o encontro, para formações, para atividades culturais.

Em contraposição a isso, os espaços comerciais e comunitários da COHAB, construídos originalmente de acordo seu projeto, eram destinados ao uso coletivo e comunitário de seus moradores. A COHAB (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo) por décadas abandonou estes espaços e coube aos próprios moradores darem um uso social para eles. Hoje, muitas destas salas funcionam pequenos comércios tais como padarias, materiais de construção, farmácias, etc., e também associações de bairro com temáticas para terceira idade, cursos profissionalizantes, assistenciais e culturais.

O espaço ocupado hoje pelo CORAGEM esteve abandonado e fechado por quase 17 anos, local este totalmente degrado, com muito lixo, entulho, fezes e ponto de uso de drogas. Indignados com a ausência do Estado, a partir de fevereiro de 2016, diversos moradores, artistas e coletivos decidiram se juntar para ocupar e revitalizar este espaço. Por meio de uma série de mutirões e mobilizações comunitárias, deram vida para a este espaço, uma galeria de arte e cultura no bairro com uma série de atividades comunitárias, com propostas diversas nas áreas da cultura, esporte, 3ª idade, saúde, educação, etc. A Ocupação Cultural CORAGEM teve e tem amplo apoio de toda comunidade do bairro e da região, pois traz consigo uma alternativa para toda a população, principalmente para a juventude do bairro. Por isso, reivindicamos este espaço para continuidade do uso social e comunitário, de cultura e lazer de nossa juventude e de toda população da região, abaixo-assinamos:
Postado (Atualizado )