A Serra do Curral é sua!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Amigos D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Amigos D.
começou essa petição para
Prefeitura de Belo Horizonte, IPHAN, MP Estadual, MP Federal, TJMG, TRFMG
A Serra do Curral foi tombada por Lei Federal em 1960 e eleita o símbolo de Belo Horizonte em 1995. Reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade por compor a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, é um Patrimônio paisagístico, natural, histórico e cultural da cidade, que precisa ser preservado para as atuais e futuras gerações. Além disso, a Serra do Curral é importante Corredor Ecológico, pois dele dependem o equilíbrio ambiental da área que se estende desde a Serra do Rola Moça até a Serra da Piedade.

No lugar do antigo Instituto Hilton Rocha, que era uma clínica oftalmológica, está projetada a implantação de um hospital de grande porte cuja área será aumentada em 105&percnt, evidenciando&dashse que não se trata de apenas uma simples reforma, mas de uma nova construção.

A aprovação desta “reforma” pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, possibilitou que a obra ocorresse sem o prévio Estudo de Impacto Ambiental (EIA), requerido para todo empreendimento em Zona de Preservação Ambiental (ZPAM).

Estudos biológicos enfatizam a importância da conservação deste corredor ecológico, porém o empreendimento hospitalar estrangulará essa área, impactando a delicada e rica biodiversidade da região em um raio de 3 km.

O relatório geológico entregue para o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) destaca o alto risco de contaminação do aquífero (verdadeira caixa d’água de Belo Horizonte) e possibilidade expressiva de deslizamento de rochas, pois os estudos atestam a instabilidade do terreno.

Diversos movimentos ambientalistas e várias associações de bairro apoiam a causa da Serra do Curral.

O meio ambiente saudável é fonte de saúde e equilíbrio para o ser humano e isso já foi comprovado através de estudos científicos e pauta de inúmeras conferências ao redor do mundo. Os hospitais são essenciais à nossa sociedade, porém devemos também nos preocupar com a prevenção de doenças, com a dignidade humana e o direito das futuras gerações a um ambiente preservado.

Os Ministérios Públicos Estadual e Federal, baseados em várias leis ambientais que protegem o patrimônio tombado, apoiam a devolução da Serra do Curral a natureza e recomendam que a área seja recuperada.

Apoie você também para que consigamos defendê&dashla contra atos predatórios, garantindo permanentemente a integridade dos habitats da fauna, flora e mananciais da região.

A Serra do Curral é sua&excl
Postado (Atualizado )