Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Carla A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Carla A.
começou essa petição para
Câmara Municipal de Florianópolis
A Pobreza Menstrual é um problema que impacta a vida de milhões de pessoas no nosso país e nada mais é do que a falta de dinheiro para comprar itens de higiene como absorventes e coletores menstruais . Somada à precariedade do saneamento básico , como locais onde não há água encanada ou que não existe uma rede coletora de esgoto, a pobreza menstrual acaba gerando uma série de problemas na vida da população, como faltas escolares e doenças . Essa situação poderia ser facilmente resolvida, se Florianópolis contasse com uma política pública de combate à pobreza menstrual, com mapeamento das necessidades da população, debate sobre a menstruação em sala de aula e distribuição dos itens de higiene menstrual nas escolas, presídios, postos de saúde, assistência social e nos locais que atendam a população em situação de rua.

Estima-se que meninas de baixa renda chegam a perder até 45 dias de aula a cada ano letivo por falta de acesso a absorventes íntimos . Além do mais, a falta de acesso a uma higiene menstrual pode resultar na infecção de parte dos órgãos, causando inflamação da vulva, endometrite e doença inflamatória pélvica (DIP) , por exemplo.

Com o intuito de erradicar a pobreza menstrual em Florianópolis, o projeto protocolado pela vereadora Carla Ayres (PL 18205/21) propõe a distribuição de itens de higiene e a realização de campanhas e ações de conscientização junto à população . O projeto busca atender principalmente crianças, adolescentes e demais pessoas que menstruam, especialmente, indígenas, quilombolas, imigrantes, refugiados, pessoas em situação de rua, abrigamento, em privação de liberdade ou em situação de vulnerabilidade social.

Milhares de pessoas em Florianópolis vivem a dura realidade de muitas vezes ter que escolher entre comprar o que comer ou um item de higiene . Na ausência de produtos adequados, pessoas que menstruam utilizam miolo de pão, jornal, tecidos e outros itens totalmente indignos e perigosos para a saúde. Por isso, é urgente que o projeto da vereadora Carla Ayres seja aprovado na Câmara Municipal e que a Prefeitura de Florianópolis realize as ações propostas no projeto junto à comunidade. A cada dia que passa, mais pessoas sofrem com a pobreza menstrual e nós não podemos ignorar esta realidade .

Este abaixo assinado tem por intuito exigir que a Prefeitura de Florianópolis assuma a sua responsabilidade e implemente uma política pública capaz de erradicar a pobreza menstrual em nossa cidade, tal qual a proposta apresentada pela vereadora Carla Ayres .

Postado (Atualizado )