Entendi
Queremos um Parque Ecológico na Ceilândia e a despoluição do Rio Melchior urgente!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Coletivo F. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Coletivo F.
começou essa petição para
Coletivo Filhas da Terra
Por estar localizado no Cerrado, berço das águas, o Distrito Federal é cercado por várias nascentes e rios, muitos sem nome, muitos desconhecidos pela população. Assim como o Rio Melchior, formado pelo recebimento de águas de diversas nascentes e córregos, desde Taguatinga, Pôr do Sol, Sol Nascente e Samambaia, destacando-se o Ribeirão Taguatinga, Córrego Lagoinha, Córrego do Valo, Gatumé, Guariroba, Raizama, Cipó, e vários outros, desaguam no Melchior, que por sua vez, deságua na bacia do Rio Descoberto, demonstrando sua beleza, grandeza e importância ao longo do caminho, com cachoeiras e poços de água, pouco conhecidas pelos habitantes do DF. O Rio Melchior é o principal afluente da Bacia do Descoberto e responsável pelo abastecimento de cerca de 60% da população em que a regiões administrativas que recebem água dessa bacia são respectivamente Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, Riacho Fundo, Guará, Águas Claras, Recanto das Emas e Sudoeste, segundo a ADASA. Infelizmente, toda essa riqueza está desaparecendo, pois a maioria dos córregos que alimentam o Melchior recebem esgoto doméstico, de grandes indústrias e também de moradias que ainda não estão vinculadas ao sistema de tratamento.  Até 2005, o esgoto jogado no córrego não recebia nenhum tratamento, sendo despejado dessa forma desde a década de 60, início da capital. Em 2017, foi criado o Aterro Sanitário com objetivo de acabar com o lixão da Estrutural, porém o chorume produzido pelo aterro é jogado no rio, mesmo sendo tratado pela empresa responsável, ainda ocorre impactos gerados pelo despejo dos rejeitos. Em 2020, o rompimento da tubulação de esgoto ocorreu duas vezes, consequentemente causando o vazamento de esgoto bruto no Rio e em outubro de 2021 houve derramamento de chorume devido ao entupimento de umas das estruturas do Aterro Sanitário. Mesmo o Rio Melchior passando por uma boa parte de Ceilândia, não possuímos um parque ecológico, além da desproteção da área nativa, também afeta habitantes por não possuir um espaço para lazer, já que atualmente o Rio Melchior se encontra em classificação nível 4 da qualidade da água, ou seja, a água não pode ser usada para abastecimento, banho ou irrigação, sendo classificado apenas para "harmonia paisagística" e para navegação. Ademais, o Rio Melchior é um afluente importantíssimo para o abastecimento de água na Capital, visto que estamos vivenciando uma crise sanitária em que as condições de higiene são essenciais, precisamos despoluir para garantirmos água para as futuras gerações e também para nossa geração. O objetivo desta petição é chamar atenção dos cidadãos e das autoridades para criação do Parque Ecológico a fim de proteger o do Rio e suas nascentes para garantir que o povo tenha acesso a água potável para o abastecimento, irrigação e também a balneabilidade. Com a criação do Parque Ecológico, além da proteção da biodiversidade presente, também é possível avançarmos na pesquisa acerca das prevenção de danos de perda de animais e plantas endêmicas do Cerrado. Assine a petição e faça parte dessa luta conosco em prol da proteção dessas nascentes e também da melhoria da qualidade de vida das famílias! O Coletivo Filhas da Terra atua com a Ecologia humana, por meio de ações socioambientais, em defesa do Cerrado, pois falar sobre o meio ambiente também é falar sobre as pessoas. Somos terra e precisamos cuidar do que é nosso e do nosso território-corpo. Quer conhecer um pouco mais? segue a gente nas redes sociais: @coletivofilhasdaterra