Abaixo a Estátua do Borba Gato!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Thiago A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Thiago A.
começou essa petição para
Departamento do Patrimônio Histórico
Borba Gato, bandeirante, foi um escravocrata responsável pela morte de povos indígenas durante a interiorização do território brasileiro. Hoje, a estátua Borba Gato, situada no bairro de nome homônimo, no distrito de Santo Amaro, presta homenagem à sua biografia genocida.

Várias cidades ao redor do mundo já deixaram de cultuar monumentos que exaltam figuras de opressão: nos EUA, a cidade de Los Angeles removeu a estátua de Colombo, mantida no Grand Park, como parte de um projeto que visava trocar o feriado em sua homenagem pelo “Dia dos Povos Indígenas”. Memphis, Jacksonville e outras regiões também adotaram medidas semelhantes com figuras supremacistas. Em Londres, o governo anunciou que irá remover estátuas alusivas à escravidão após manifestantes antirracistas terem jogado a estátua de Edward Colston, um marcador de escravos, no rio.

A estátua do Borba Gato é tombada pelo Departamento do Patrimônio Histórico, órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo. Em tempos de luta pela preservação da cultura e história indígena e, mais do que isso, pela sua sobrevivência em meio às ameaças do garimpo, é preciso acabar com o culto aos genocidas espalhados pela cidade.

SÃO PAULO NÃO SE ORGULHA DE GENOCIDA. REMOÇÃO JÁ.
Postado (Atualizado )