Carta Aberta à População de Praia do Forte e Região - Bahia/Brasil

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Jose S. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Jose S.
começou essa petição para
Governo do Estado da Bahia; Prefeitura Municipal de Mata de São João; MPBA
Carta Aberta à População de
Praia do Forte e Região

Prezados moradores, moradoras,
comerciantes e veranistas,

Vimos à público esclarecer a população
da Praia do Forte e região sobre a real situação de colapso em que se encontra
a violência aqui na nossa comunidade e nas comunidades do entorno, atingindo a vida de todos, moradores, comerciantes, veranistas e visitantes, trazendo
prejuízos sociais e materiais que comprometem o bem estar dos que aqui
nasceram, dos que escolheram este paraíso para viver e dos comerciantes e
empresários que aqui investem, gerando milhares de empregos diretos e
indiretos.

Fatos recentes, como assassinatos em via pública, assaltos à mão armada e brigas de quadrilhas de traficantes de drogas, viraram rotina das crônicas policiais de sites, rádios e programas de TV na região, transformando as nossas vidas, trazendo insegurança para o dia a dia e incertezas
para o futuro.

Exigimos das autoridades, municipais eestaduais, bem como do Ministério Públicodo Estado da Bahia, a elaboração e implantação de um
Plano de Segurança Integrado, construído com a participação da comunidade e setores organizados da sociedade civil e dos comerciantes/empresários para conter a escalada de violência que assola a região e debelar, em definitivo, os focos de conflitos de gangues, extirpando seus líderes do convívio social.

Se faz necessário o apoio dos órgãos públicos municipais e estaduais, às iniciativas não governamentais já existentes na comunidade e que buscam, através de ações sociais, iniciativas educacionais e de capacitação profissional, desenvolver e emancipar jovens e adultos, dando-lhes condições e ferramentas para ingressar no processo produtivo e, efetivamente, serem protagonistas na sociedade, melhorando a qualidade de vida de cada um e, consequentemente, de todos.

Assistimos o surgimento de grandes
empreendimentos sem nenhum compromisso sócioambiental e cultural com a
população local e seus bens materiais e imateriais. Nada passa pela avaliação
das entidades representativas da sociedade e nem são apreciados e discutidos em audiência públicas, instrumento democrático de participação popular.

Tudo isso reflete na vida em sociedade.

Se nada for feito agora, teremos grandes dificuldades para manter as atividades econômicas relativas ao turismo, que têm como bases de sustentação a qualidade de vida dos que aqui vivem e trabalham, da preservação e fomento ao patrimônio cultural e do meio ambiente, condições indispensáveis para atrair turistas, razão maior do fomento econômico da região e consequentemente redução das desigualdades sociais.

Certos de contar com a compreensão e engajamento de todos que desejam a paz social e um futuro próspero para nossa região, solicitamos uma reunião com todas às autoridades aqui supra citadas, para a construção do Plano de Segurança Integrado que sugerimos ou de qualquer outra iniciativa que reúna os propósitos dos argumentos que listamos nesta Carta Aberta à População .

Atenciosamente,
Postado (Atualizado )