PELA INCLUSÃO DO QUILOMBO SERRA  DO MAR NO CURRÍCULO ESCOLAR DE CASIMIRO DE ABREU RJ!

PELA INCLUSÃO DO QUILOMBO SERRA DO MAR NO CURRÍCULO ESCOLAR DE CASIMIRO DE ABREU RJ!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Sabrina L. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Sabrina L.
começou essa petição para
Prefeito Ramon Gidalte
Todos cantam sua Terra!
Chegou a hora de Cantar o Quilombo Serra do Mar

A Lei nº 10.639/2003 , tornou
obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino
fundamental e médio, anos depois para unificar e valorizar a questão negra e indígena foi outorgada a Lei 11.645/2008 tratando-se da obrigatoriedade do ensino da História e da Cultura Afro-Brasileira e Indígena em todas as escolas do país, públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio. Para a aplicação desta lei no nosso município e região é fundamental o ensino da História e Resistência do Quilombo Serra do Mar.
A Secretaria de Educação de Casimiro de Abreu deve inserir a história do Quilombo Serra do Mar no currículo escolar, assim como incentivar a aplicação da Lei 11. 645 na rede municipal de educação, para que as atuais e futuras gerações conheçam a História e possam compreender melhor as relações étnico-raciais existentes.

QUILOMBO SERRA DO MAR
O estado do Rio de Janeiro abriga um quilombo bicentenário no atual município de Casimiro de Abreu, em região limítrofe com Silva Jardim, Macaé e Nova Friburgo. Essa região foi definida pelo Dicionário Histórico Geográfico do Império do Brasil em 1845, como Serra dos Aimorés, por ser um território dominado na época por indígenas desta etnia.
O Quilombo Serra do Mar cumpriu um papel importantíssimo na luta contra a escravidão e pelo direito a terra, à moradia digna e ao trabalho livre, com um modo de vida baseado no coletivo e no respeito a natureza, e portanto deve ser resgatado e reconhecido como um patrimônio histórico de Casimiro de Abreu e do povo brasileiro.
Sua existência foi ameaçada por doações de terras realizadas à colonização suíça em 1821 por D. Pedro I, então Príncipe Regente.
Colonos suíços e sua polícia afirmaram ter atuado na destruição de quilombos e prisão de quilombolas na década de 1820 nesta região. Todavia, o referido quilombo resistiu passando a ser local de moradia inclusive de famílias de imigrantes suíços. Entretanto, durante a ditadura militar (1964 – 1985), novas investidas de extermínio ocorreram, desta vez organizadas por um ex-prefeito de Casimiro de
Abreu.
Os quilombolas Alci da Silva e Lusia Freze da Silva foram presos e seus filhos pequenos postos para fora de casa, onde permaneceram por horas sem acolhida. Sua moradia foi derrubada, queimada e sua produção agrícola destruída por máquinas. Deste modo a última família quilombola remanescente foi expulsa de sua terra ancestral.

Você sabia da existência dos remanescentes quilombolas na região?
Atualmente com 111 anos de idade, Sr Alci da Silva, já viúvo, mora com seus filhos e netos há alguns quilômetros da região de Quilombo, onde continua a sofrer ameaças de despejo. Estas graves violações à Declaração Universal dos Direitos Humanos, à Constituição Federal do Brasil e ao Estatuto da Igualdade Racial necessitam de reparação.

FÓRUM RESISTÊNCIA QUILOMBOLA
Esta petição foi criada pelo Fórum de Resistência Quilombola que surgiu da necessidade de resgatarmos a história da escravidão e da resistência quilombola na cidade de Casimiro de Abreu RJ, assim como cercar de solidariedade a família do remanescente quilombola, seu Alci, e paralelo a isso, exigir o cumprimento da Lei 11.645 e a inserção da história do Quilombo de Casimiro no currículo escolar do município.

Entre em Contato conosco na página do Facebook

Para conhecer melhor a história do Quilombo de Casimiro de Abreu:
Filme
Curta Quilombo
Livro “Quilombo na Serra do Mar: a ousadia de lutar pela liberdade” da escritora e historiadora Renata Azevedo Lima Lira
Postado (Atualizado )