Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Frente E. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Frente E.
começou essa petição para
Todos e todas podem participar e nos ajudar a impedir o fechamento da TVE PG
Nós, cidadãos e cidadãs, somos CONTRÁRIOS (AS) ao projeto de Lei 339/2021, apresentado à Câmara Municipal de Ponta Grossa/PR, pela prefeita, Elizabeth Schmidt (PSD/PSDB/PV), que poderá levar a TV Educativa à extinção, por falta de pessoal e recursos. Entendemos que se trata de um crime contra a cultura e a educação nos Campos Gerais. Por isso, subscrevemos e exigimos que o projeto NÃO SEJA APROVADO. Também apoiamos o manifesto abaixo:

MANISFESTO EM DEFESA DA TV EDUCATIVA DE PONTA GROSSA

Nós, membros, apoiadores e apoiadoras da Frente em Defesa da TV Educativa de Ponta Grossa – TVE PG, por meio deste manifesto, exigimos que a Prefeitura retire ou que os vereadores e vereadoras votem contrários ao Projeto de Lei 339/2021, que prevês cortes de repasses e transferência de pessoal concursado/comissionado para outras funções que não as suas originais, na TVE PG . Entendemos que não há motivo plausível para as medidas do poder Executivo.

Por isso, somos CONTRÁRIOS (AS) ao projeto de Lei 339/2021, apresentado à Câmara Municipal pela prefeita, Elizabeth Schmidt (PSD/PSDB/PV), que poderá levar a TV à extinção, por falta de pessoal e recursos, já que a retirada do apoio à Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo), responsável pela gestão da emissora pública na Cidade, decretará o fim das transmissões em um curto espaço de tempo.

Segundo a gestão municipal, a TV Educativa não tem mais sentido de existir, deixou de ser importante e necessária para a cidade. Porém, ressaltamos que o que para a atual administração da Prefeitura é gasto quando se refere à TV Educativa, para outros é investimento em cultura, memória e educação. Isso porque, mesmo sofrendo por anos sem apoio e recursos, com quadro de pessoal reduzido, e operando por doações, foi por meio da TV Educativa que as crianças da rede municipal acompanharam as aulas durante a pandemia por meio do programa Vem Aprender.

O público atendido foi justamente aquele mais carente financeiramente, uma vez que não possuía sequer acesso à Internet. Foi a TV Educativa que garantiu que eles não perdessem o ano letivo. Foram economizados milhões de reais, já que não foi preciso pagar emissoras comerciais para a exibição do conteúdo.

As ações da TV Educativa não ficam restritas à área de educação. No esporte, através do programa Esporte e Emoção, apresentado semanalmente por Cândido Neto, a população recebe conteúdo exclusivo do Operário Futebol Clube, bem como do esporte amador, o que nenhuma outra emissora oferece. O programa é referência em todo o Paraná.

Entre essas e outras ações, a TV Educativa de Ponta Grossa, apesar de ser negligenciada por sucessivos governos municipais (na Prefeitura de PG desde 2003), é fundamental para o fomento da cultura, registro memorial e informação jornalística da Cidade e Região.

Se o orçamento municipal é escasso, bastaria cortar alguns dos cerca de 300 cargos comissionados; investir parte dos mais de R$ 4 milhões que gasta com a mídia comercial; planejar concurso para contratar profissionais, ampliando os serviços da TVE PG e colocar em prática leis que vinculassem investimentos no Município, a percentuais de repasses para a TV Educativa. Por isso, nós da Frente, exigimos que os Vereadores da Cidade reprovem o projeto de assassinato da TVE PG, além de garantir os investimentos necessários para a que a TV Educativa possa ampliar sua programação, dando voz aos interesses da comunidade ponta-grossense.

Essas são condições necessárias para preservar a existência deste importante espaço de informação, educação e cultura de Ponta Grossa. Caso contrário, os vereadores e vereadoras passarão à história recente, como inimigos da cultura, da educação e da memória de Ponta Grossa. Assim serão lembrados e lembradas para sempre!

Postado (Atualizado )