By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Pedimos a sua ajuda para impedir a continuidade da destruição do patrimônio histórico de Porto Alegre - Cais do Porto

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Anna P. and may not represent the views of the Avaaz community.
Anna P.
started this petition to
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (RS) - IPHAN - RS
Nesta semana, teve início a primeira fase da demolição do Cais Mauá - Cais do Porto de Porto Alegre -, complexo este que faz parte do Patrimônio Histórico desta cidade. Apesar de o local constar na lista de bens tombados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estadual- IPHAE,-, isto não foi impedimento para a ação. Pedimos a intervenção do IPHAE para o cancelamento da continuidade da demolição, bem como solicitamos a observância da pena cabível, prevista em lei, para os responsáveis por este crime, Segue o depoimento de um cidadão porto-alegrense:

"Esta parte que esta sendo demolida não foi nunca um puxadinho. Na parte de cima da imagem, era o local das balanças que foram usadas tanto pelo porto, como pelo comercio de Porto Alegre, pois ela foi por muito tempo a unica da cidade. Ao lado de baixo da imagem onde se vê uma chaminé, ficava o refeitório (Restaurante) do Porto, que muitos trabalhadores alimentou, mesmo não sendo portuários. Passaram por ali, nos tempos que o porto fervilhava de navios com imensas quantidades de mercadorias, que movimentaram a nossa economia. O Porto de Porto Alegre foi o primeiro porto do Brasil a exportar Soja, produzida no estado, este que foi considerado por muito tempo Celeiro do Brasil.
Este espaço deixou um legado muito grande, que lastimavelmente não foi, e nunca será divulgada, como a maiorias de nossa esquecida historia
Seria até um ato de respeito, se estes espaço fosse em parte preservado, com a construção de algo como um restaurante ou mesmo um local de bares.
Digo isto com confiança, pois foi que meu pai me passou, e me deixou como herança de suas memorias. Ele foi um alto funcionário do DEPREC. dos anos 50 aos 80.
Este cais ao ser demolido, vai deixar muita historia ser colocada abaixo, da forma que será feito. Estas obras de revitalização do porto, estão indo ao caminho contrario do Puerto Madero de Buenos Aires, que fez questão de preservar uma historia que ali foi palco."
(Paulo Leonardi)

Esta é a consequência da continuidade da demolição do Cais do Porto: a perda irreversível de parte significativa da nossa história. Precisamos impedir que isso tenha continuidade e que outros crimes ao patrimônio local sejam cometidos!
Posted (Updated )