By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Não à remoção e aprisionamento dos animais do Parque da Água Branca de São Paulo

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Danielle G. and may not represent the views of the Avaaz community.
Danielle G.
started this petition to
Amigos do Parque da Água Branca
Fundado em 1929 e tombado em 1996, o Parque da Água Branca é um dos poucos refúgios de aspecto rural remanescentes no estado de São Paulo. Tem mais de 100 km² de área arborizada e conta com vários chamativos para todas as idades, como um museu geológico, um aquário, um lago de carpas e um playground, sendo ótimo para quem quer descansar, passear ou se exercitar.

Também é palco de grandes eventos, como feiras, exposições, turismo rural, apresentações de fanfarras e violeiros.

Além de tudo isso, o local hospeda animais que há vários anos tem convivido soltos com os visitantes. São gatos, saguis, pavões, gansos, patos, galinhas caipiras, galinhas d'angola, presentes em toda a extensão do parque, são as maiores atrações para muitos dos frequentadores, especialmente as crianças, que interagem de perto com eles, fotografando-os, acariciando e alimentando-os quando permitido.

O parque da Água Branca sempre foi o parque das crianças e dos animaizinhos soltos, e não é justo mudar isto na nossa cidade.
Ver bichos em gaiolas e ou em cercadinhos nossos filhos vêem nos zoológicos da cidade.

No final de 2010, o parque passou por uma reforma na qual a então primeira-dama Deuzeni Goldman sentiu-se incomodada pela presença dos animais, o que gerou certa repercussão, entre outros motivos, depois que houve sumiço de vários deles sem que houvesse muitos esclarecimentos. A posição tomada por associações e visitantes foi claramente a favor de sua permanência e melhores cuidados.

Neste exato momento a situação está se repetindo, mas até agora sem a polêmica, pois as ações estão ocorrendo com muita discrição por parte da administração do parque, que passou a ser de responsabilidade da Secretária do Meio Ambiente. Com a alegação de que há superpopulação devido à reprodução descontrolada, e de que os animais deverão ficar confinados em galinheiros, todas as aves estão sendo removidas e encaminhadas para cercados superlotados, onde ficarão confinadas ou serão eliminadas. Não houve o menor cuidado durante a manipulação, havendo inclusive várias testemunhas que disseram ter visto funcionários pegando-as pelo pescoço e jogando-as dentro de sacos plásticos pretos.

Por isso, pedimos sua ajuda para que convençamos nosso secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, a parar - e reverter - esta situação, devolvendo as aves capturadas ao parque, libertando as que já estão engaioladas. Ainda que pretendam realizar controle populacional, não é necessário e nem justo que esses animais, que sempre viveram soltos e livres, sejam confinados, maltratados ou sacrificados! Além disso, é ilógico acabar com um dos elementos que a mais de duas décadas fazem do parque um oásis em São Paulo, reunindo pais e filhos e proporcionando um contato mais próximo com seres tão especiais!
Não à remoção e aprisionamento dos animais do Parque da Água Branca!

Posted (Updated )