By continuing you accept Avaaz's Privacy Policy which explains how your data can be used and how it is secured.
Got it
Projeto de Lei nº 6867 de 2013: ERRADICAÇÃO DA FOME e Promoção da FUNÇÃO SOCIAL DOS ALIMENTOS

1 have signed. Let's get to
50 Supporters

Complete your signature

By continuing you agree to receive Avaaz emails. Our Privacy Policy will protect your data and explains how it can be used. You can unsubscribe at any time. If you are under 13 years of age in the USA or under 16 in the rest of the world, please get consent from a parent or guardian before proceeding.
This petition has been created by Juliana S. and may not represent the views of the Avaaz community.
Juliana S.
started this petition to
Projeto de Lei nº 6867 de 2013
Abaixo assinado em prol do Projeto de Lei nº 6867 de 2013, que institui a POLÍTICA DE ERRADICAÇÃO DA FOME e de Promoção da FUNÇÃO SOCIAL DOS ALIMENTOS - PEFSA

O Projeto de Lei 6867 de 2013 introduz o conceito de FUNÇÃO SOCIAL DO ALIMENTO que é cumprida quando o alimento produzido para a alimentação humana é efetivamente destinado ao consumo humano , de forma justa e solidária.

Considerou-se relevante:

- cerca de um terço dos alimentos são desperdiçados no mundo, o que equivale a 1,3 bilhão de toneladas por ano de alimentos que poderiam ter como destino a erradicação da fome;

- 2 bilhões de pessoas no mundo não consomem nutrientes e minerais sufucientes e cerca de 842 milhões de pessoas sofrem pela escassez de alimentos;

- o Brasil já dispõe de tecnologias para processar e beneficiar qualquer alimento apto para consumo humano (segundo a legislação vigente), e que seria desperdiçado, adicionando vida útil e preservando seu valor nutritivo, com total segurança;

Agora precisamos da sua colaboração para a aprovação do Projeto de Lei nº 6867 de 2013!

HISTÓRICO: O Projeto de Lei surgiu por iniciativa da Plataforma SINERGIA, uma Organização em rede que interage em colaboração com lideranças da sociedade civil, empresariais e governos, para catalisar esforços e implementar soluções sociais e ambientais de grande impacto. Com o apoio do Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, e em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, formou-se um grupo de trabalho para elaborar o projeto de lei, o qual foi entregue no dia 25 de novembro ao Deputado Federal Arnaldo Jardim que, adicionando suas considerações, protocolou-o no Congresso Nacional no dia 03 de dezembro de 2013. No dia 4 de dezembro em um evento na Câmara Municipal de São Paulo, organizado pelo Vereador Dr. Gilberto Natalini, várias entidades estiveram presentes, dentre elas, PUC-SP, Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, Produção Mais Limpa, Missão Belém, ABRE, CNTUR, ABRESI, SINHORES-SP, Arquidiocese de São Paulo, TV Câmara, TV Canção Nova, Zeladora do Planeta, AREGALA. Neste momento iniciou-se a articulação para divulgação e apoio ao Projeto de Lei.

Muitas instituições já apoiam a iniciativa do Projeto de Lei, inclusive o Papa Francisco, responsável pelo lançamento da Campanha mundial de combate à fome e o desperdício de alimentos, bem como a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), que reúne 170 soluções escolhidas em todo o mundo para erradicar a fome. O Projeto de Lei será entregue ao Papa Francisco e compartilhado com os parceiros do programa “SAVE FOOD” da FAO, ainda em 2013.

Dessa forma, nós abaixo assinados solicitamos que o Projeto de Lei Federal nº 6867 de 2013 seja aprovado!

Leia abaixo a proposta do Projeto de Lei na íntegra:

Posted (Updated )