Entendi
Aerto Luna: Exija a Dragagem e Despoluição da Lagoa do Araçá antes que seja tarde demais!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Gilson N. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Gilson N.
começou essa petição para
Aerto Luna
Desde criança frequento a Lagoa do Araçá e o problema já se fazia presente, mesmo tendo sido em menor proporção do que é hoje. A cada ano que passa a Lagoa vem resistindo à poluição. Além da sujeira trazida pelo Rio Tejipió, há ainda os lançamentos clandestinos dos esgotos de residências e comércios localizados em seu entorno.
Em 2018 chegamos a ver, em um único dia, mais de 20 peixes mortos boiando na Lagoa .
Apesar de tanta modernidade, pessoas ainda dependem da pesca para sustentar sua família ou complementar a renda familiar, porém a poluição atrapalha tanto com a questão de risco à saúde quanto a quantidade de peixes que vem diminuindo a cada dia. Outros, como eu, pescam apenas por lazer, porém ficam tristes em ver as pessoas levando para casa peixes, que vivem num habitat totalmente poluído, trazendo risco à sua saúde e de sua família.
Há alguns anos foi colocada uma rede de contenção na entrada do dique da lagoa, mas ainda assim entra muito lixo, já que a rede só segura os dejetos de maior volume. Mas o pior, melhor se enxerga, quando a maré está baixa pois é quando se vê o assoreamento da Lagoa . A lama tomou conta de uma grande extensão da lagoa, fazendo com que se formem ilhas, diminuindo sua profundidade.
Fora isso, um fato notório, é a quantidade de patos que apareceram ultimamente. Para alguns pode parecer bonito, mas tudo indica que isso seja um sinal de desequilíbrio ambiental. A quantidade desses animais é incontável , em alguns momentos podemos ver até os camurins (espécie de peixe de maior abundância da Lagoa) atacando os patos.
 Além de afetar pescadores locais, o descaso com a lagoa também afeta o turismo e lazer, pois os visitantes muitas vezes não querem voltar devido à decepção com mal cheiro e peixes mortos.
Bem se vê que uma dragagem se faz URGENTE , bem como limpezas periódicas.Complementando com trabalhos sociais e publicitários como panfletagens, orientações em comércios locais, propagandas de TV,etc.
Outro problema encontrado pelos frequentadores da Lagoa do Araçá é a iluminação , pois o dique de pesca e os mirantes são muito escuros tornando-se inseguros, limitando o horário de pesca. Até a Guarda Municipal que fazia as rondas diariamente na Lagoa não se vê mais, deixando o local ainda mais perigoso. Onde se vê casos de roubos e assaltos à população.
Diante dos fatos, se faz necessária a atuação das autoridades e dos órgãos competentes para que destinem um pouco mais de atenção à esse ponto do município, para que se mantenha um local ecologicamente preservado , a fim de que os moradores do seu entorno e seus visitantes sintam prazer em frequentar o local.
Postado (Atualizado )