Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Nós utilizamos os cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer para você a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Cookies.
OK
Anvisa: Proíbam a utilização de microesferas de plástico em cosméticos

Anvisa: Proíbam a utilização de microesferas de plástico em cosméticos

685 assinaram. Vamos chegar a   1,000
685 Apoiadores

 

Complete a sua assinatura

,
Ao juntar-se a esta campanha você concorda em receber emails da Avaaz. Nossa Política de Privacidade protegerá seus dados - no link explicamos como eles serão usados. Você pode se descadastrar a qualquer momento.
Esta petição foi criada por ABLM – Associação Brasileira do Lixo Marinho . e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
ABLM – Associação Brasileira do Lixo Marinho .
começou essa petição para
Anvisa
Diversas empresas utilizam em alguns de seus produtos cosméticos (esfoliantes, limpeza facial, cremes dentais) minúsculas partículas esféricas de polietileno (o tipo mais comum de plástico). Após a utilização desses produtos, as microesferas fluem direto pelo ralo e acabam indo parar nos rios e oceanos, pois os sistemas convencionais de tratamento de esgoto não são capazes de reter essas partículas graças ao seu tamanho reduzido. Muitos animais são impactados por estas partículas plásticas. Elas são ingeridas e acabam entrando na cadeia alimentar podendo chegar ao seu prato.

Algumas empresas como Unilever, Colgate-Palmolive, Beiersdorf, L'Oréal e Johnson & Johnson já se comprometeram a parar de usar microesferas de plástico. Porém, nem todas as empresas que utilizam microesferas de plástico se manifestaram.

Nos Estados Unidos este assunto já está em discussão há alguns meses. O Estado de Illinois se tornou o primeiro a proibir o uso de microesferas de plástico em cosméticos. Na Califórnia e em Nova Iorque já houve votação favorável na Assembleia e as leis foram encaminhadas para votação no Senado. Em junho de 2014 foi proposta uma lei federal (Microbead-Free Waters Act) para proibir o uso de microesferas nos Estados Unidos.

No Brasil não existe legislação sobre isto e é importante que a Anvisa publique uma resolução que determine a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comércio e uso, em todo o território nacional, de produtos cosméticos de uso pessoal que contenham microesferas de plástico, para assim ajudar a manter nossas águas limpas.

Para mais informações, acesse:

http://www.beatthemicrobead.org/pt

http://www.safetyandcarecommitment.com/ingredient-info/other/microbeads

http://www.unilever.com/sustainable-living-2014/our-approach-to-sustainability/responding-to-stakeholder-concerns/micro-plastics/

http://www3.illinois.gov/PressReleases/ShowPressRelease.cfm?SubjectID=2&RecNum=12313

http://www.ilga.gov/legislation/BillStatus.asp?DocNum=2727&GAID=12&DocTypeID=SB&LegId=78471&SessionID=85&GA=98

http://leginfo.legislature.ca.gov/faces/billNavClient.xhtml;jsessionid=48f9e825126cae0af4926b4ab3c8?bill_id=201320140AB1699

http://assembly.state.ny.us/leg/?default_fld=&bn=A08744&term=&Summary=Y&Actions=Y&Votes=Y&Memo=Y&Text=Y

http://pallone.house.gov/press-release/pallone-introduces-legislation-ban-use-plastic-microbeads-cosmetics

Gerência-Geral de Cosméticos (GGCOS)
http://s.anvisa.gov.br/wps/s/r/3yj

O Boticário: Retirem as microesferas de plástico de seus produtos cosméticos
https://www.avaaz.org/po/petition/O_Boticario_Retirem_as_microesferas_de_plastico_de_seus_produtos_cosmeticos

Gisele Bündchen: Não colabore com a poluição das águas fazendo propaganda da Oral-B 3D White
https://www.avaaz.org/po/petition/Gisele_Bundchen_Nao_colabore_com_a_poluicao_das_aguas_fazendo_propaganda_da_OralB_3D_White


ABLM – Associação Brasileira do Lixo Marinho
CNPJ: 19.557.738/0001-82
brasil@ablm.org.br

Contatos Filiais e Representações Estaduais
http://www.globalgarbage.org.br/portal/ablm-global-garbage-brasil/contatos

Estatuto Social
http://www.globalgarbage.org.br/Estatuto_Social_ABLM_Associacao_Brasileira_do_Lixo_Marinho.pdf

Resumo Cooperação Global Garbage – ABLM – GPA/UNEP
http://www.globalgarbage.org.br/Resumo_Cooperacao_Global_Garbage_ABLM_GPA-UNEP_18.06.2014.pdf