Contra os cortes de verba anunciados pelo Centro Cultural Banco do Nordeste - Cariri

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por raquel V. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
raquel V.
começou essa petição para
CCBNB Cariri
MOÇÃO DE REPÚDIO AOS CORTES NA VERBA DESTINADA AO CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE – CARIRI / CCBNB

Na última sexta-feira, dia 21 de junho de 2019, fui informada pela produção do Centro Cultural Banco do Nordeste, CCBNB – Cariri, localizado em Juazeiro do Norte, Ceará, que a exposição “Saudade e o que possível fazer com as mãos”, de minha autoria, planejada para abrir dia 12 de julho de 2019, foi, infelizmente, cancelada. Como breve esclarecimento, foi mencionado que o motivo são cortes de verbas na instituição, ordens vindas da gestão superior.

Minha consternação não se trata pela impossibilidade de mostrar meu trabalho, apenas, mas atinge uma dimensão muito maior, quando fico sabendo também que, pelos mesmos motivos de cortes de verbas, esse Centro Cultural passará a ter funcionamento reduzido, o encerramento da programação de Cinema e o fechamento da sua Biblioteca, o que levará à demissão de funcionários.

Sinto-me enormemente atingida como membro da categoria artística, como público, como educadora, como incentivadora desse espaço e das ações que são aí promovidas, que tanto representam e acolhem a população local. O CCBNB - Cariri é o maior centro cultural da região, que é a segunda maior área de concentração urbana do estado do Ceará, depois da capital.

Enquanto professora atuante no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri tenho observado como esse Centro Cultural absorve um grande número de estudantes em fase de formação, tanto pela pesquisa, pelo acesso à conteúdos diversos e também pelos acordos de estágios e mediações, essenciais para a experiência desses novos profissionais. Posso citar que o mesmo acontece com estudantes do curso de Licenciatura em Teatro. A redução nos dias de funcionamento do CCBNB Cariri irá trazer prejuízos e implicações negativas diversas para inúmeros estudantes do nível superior.

O Banco do Nordeste é uma instituição mista, de capital financeiro aberto, controlada em grande maioria pelo Governo Federal. Apresentou lucro líquido de R$ 681,7 milhões em 2017, e teve lucro líquido de R$ 725,503 milhões em 2018, alta de 1,3% na comparação com o ano anterior.

O Banco promove a cultura através de dedução fiscal, mantendo três centros culturais, o de Fortaleza (desde 1998) e do Cariri (desde 2006), no Ceará, e o de Sousa (desde 2007), na Paraíba. Tem como vocação a formação de público e plateia. A justificativa da necessidade do corte de verbas não se sustenta. Os números do lucro são claros e estão disponíveis no próprio site do banco.

Dessa forma, sou levada a pensar que os cortes na verba para a promoção da cultura no Cariri, seriam, então, de ordem ideológica, como parte de uma agenda nacional que parece ver na Cultura, na Educação e nas Artes uma iminente ameaça aos privilégios assegurados à uma classe dominante.

Repudio tais práticas, que considero estagnantes e inconsequentes. Convoco a manifestação de colegas profissionais, artistas, educadoras, todas e todes que acreditam na força transformadora das ações afirmativas promovidas pela Cultura, pela Educação e pela Arte, que igualmente não compactuam com a política de cortes e redução de investimentos nesses segmentos, que assinem comigo esta manifestação pública em prol da recuperação de tais incentivos, visando a continuidade das práticas promovidas pelo Centro Cultural Banco do Nordeste no Cariri, acreditando no potencial de crescimento e desenvolvimento dessa região, e sobretudo, na liberdade.

No aguardo de maiores esclarecimentos por parte da instituição, para que seja mantida a relação de respeito com todas as pessoas que sempre se mostraram disponíveis a colaborar e construir coletivamente de maneira a valorizar a cultura do e no Nordeste.

Crato, Ceará, 23 de junho de 2019

Raquel de Melo Versieux