Entendi

540 assinaram. Vamos chegar a   750
540 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Talita J. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Talita J.
começou essa petição para
Deputados e Senadores Federais
No início dessa semana foi noticiado o fechamento da Biblioteca do Banco Central, motivado pelo
corte de verbas ao qual a autarquia foi submetida.

Para que se tenha uma ideia: um servidor (nível superior) no topo da carreira do Banco Central ganha R$ 27.369,67 Ao longo de um ano, considerando todos os salários, 13º e 1/3 de férias, cada servidor custa aos cofres R$ 364.928,93. O orçamento anual total da biblioteca é de R$ 384.000,00. Esse orçamento, por si só, já é bastante vergonhoso. Se considerarmos que se trata de órgão com servidores bem pagos, e que esse orçamento reflete 0,01% de seu orçamento total, é mais vergonhoso ainda.

Entendemos que existe, sim, uma necessidade de repensar e otimizar o uso do dinheiro público. Mas em uma autarquia como o Banco Central, a gestão de dados e de informação é estratégica. Nosso papel é contribuir para que as bibliotecas atuem e sejam encaradas desta forma.

Muito se questiona sobre o que as associações, sindicatos e órgãos de classe em geral podem fazer pelos bibliotecários. Mas propomos aqui uma outra reflexão: o que nós, bibliotecários, podemos fazer a esse respeito?

Convidamos todos a participarem do nosso abaixo assinado, que será encaminhado a deputados e senadores que possam representar contra a atrocidade de se fechar uma biblioteca quando tudo o que mais precisamos é de informação.

(Foto: Ana Karolline Rodrigues/Metrópoles)