Ampliação do Parque Estadual Veredas do Peruaçu

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Marina B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Marina B.
começou essa petição para
Governador Antonio Anastasia
Com 31.000 hectares (ha), o Parque Estadual Veredas do Peruaçu pode ser considerado, ao lado do Parque Estadual do Rio Doce - maior área de Mata Atlântica protegida em Minas, com 36.800 ha -, os maiores redutos de biodiversidade do estado, abrigando animais raros como a onça pintada, bandos de queixada, araras azuis e vermelhas, sucuris e o cachorro-do-mato-vinagre. Isso sem falar nas maravilhosas veredas, algumas com cerca de 40 km de extensão e centenas de aves.

As veredas do parque e outras que existem na área proposta para ampliação são nascentes do rio Peruaçu, último afluente mineiro à esquerda do Velho Chico. O Peruaçu nasce no parque e atravessa o magnífico complexo de cavernas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e sua proteção é imprescindível à integridade do mesmo. Pastos, cana-de-açúcar, plantios de eucalipto e incêndios são as maiores ameaças à unidade de conservação.

Há mais de oito anos as entidades ambientalistas mineiras insistem com o governo para ampliação do Peruaçu. Se isso acontecer, o parque terá cerca de 130.000 ha, tornando-se a maior unidade de conservação em Minas e garantindo a sobrevivência dos animais e das veredas. O local também passará a ter importância ainda maior para proteger o Parna Cavernas do Peruaçu.

O projeto técnico de ampliação, elaborado pelo Instituto Estadual de Florestas, está pronto e não tem ocupação humana. O local abarca somente grandes propriedades, muitas delas com titularidade de terras duvidosa. As audiências públicas já foram realizadas e a ampliação conta com apoio de prefeituras e lideranças locais.

O último obstáculo a ser ultrapassado é a burocracia governamental. No início de abril, o Governador de Minas, Antônio Augusto Anastasia, passará o cargo a seu vice. Queremos que ele dê um grande presente ao estado e ao Brasil antes de deixar o governo, ampliando a área do Parque Estadual Veredas do Peruaçu.

A burocracia e a mudança de governo podem emperrar o processo de ampliação, mas, se houver manifestação da sociedade, há grandes chances disso acontecer antes da saída do governador. Anastasia já afirmou que apoia integralmente a ampliação.
Postado (Atualizado )