Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Nós utilizamos os cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer para você a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Cookies.
OK
IPHAN: TOMBAMENTO DO TERREIRO TUNTUM OLUKOTUN-1850

IPHAN: TOMBAMENTO DO TERREIRO TUNTUM OLUKOTUN-1850

186 assinaram. Vamos chegar a   200
186 Apoiadores

 

Complete a sua assinatura

,
Ao juntar-se a esta campanha você concorda em receber emails da Avaaz. Nossa Política de Privacidade protegerá seus dados - no link explicamos como eles serão usados. Você pode se descadastrar a qualquer momento.
Esta petição foi criada por Cristina G. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Cristina G.
começou essa petição para
IPHAN

TERREIRO TUNTUM
O Tombamento é um dever, é reconhecimento

A luta pelo tombamento do Terreiro Tuntum Olukotun, situado na Ilha de Itaparica. Entendemos que, caso vivêssemos em um país sem racismo, seria desnecessário iniciativas como essa, pois, provavelmente, haveria maior preocupação com o fortalecimento das culturas ancestrais que forjaram, direta ou indiretamente, nosso povo.

No caso do Tuntum, o que buscamos, é a preservação de 164 anos ininterruptos de culto aos ancestrais e a garantia de que nossa cultura será resguardada de futuras ameaças, a exemplo da ponte que ligará Salvador à Ilha, abrindo caminho para o já previsível desequilíbrio ambiental, além de estimular a especulação imobiliária na região.

Diante disso, conclamamos o conjunto da sociedade brasileira e internacional para garantirmos que o estado brasileiro reconheça o Tuntum como um território de relevância cultural e histórica, assegurando sua proteção diante dos frequentes conflitos estimulados pelo desrespeito religioso, especulação imobiliária, sendo que esses casos se sustentam no racismo atávico existente em nosso país.