Ministério Público e Ministério da Justiça: Jalser Renier fora da presidência da ALE -RR e cassação de seu mandato.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Sabrina A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Sabrina A.
começou essa petição para
Ministério Público e Ministério da Justiça
Jalser, reeleito presidente, responde a 26 processos na Justiça
Levantamento feito aponta que o deputado estadual Jalser Renier, ex-presidiário reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, é campeão em número de processos na Justiça estadual e no Supremo Tribunal Federal (STF). Jalser tem nada menos que nove processos em andamento no TJ de Roraima e 17 em Brasília. São 26 processos civis e criminais.
A extensa ficha corrida do ex-presidiário começou em maio de 2013. E já começou com desvio de recurso público. O “menino de ouro”, como é conhecido pelos colegas, foi denunciado pelo Ministério Público Estadual por danos ao erário, acusado de desviar mais de R$ 6 milhões com contratações de servidores “fantasmas”.
Ainda em maio de 2013, coincidência ou não, Jalser reformou uma mansão no bairro Canarinho, área nobre da cidade. Ele foi denunciado novamente pelo MP por crime ambiental. Jalser construiu um muro e desviou o curso do igarapé Mirandinha. Em setembro do mesmo ano, Jalser foi processado pela PMBV porque devia quase R$ 100 mil aos cofres do município.
Em 2016, três ações populares pediram o afastamento de Jalser da presidência da Casa e do cargo. À época do governo de Anchieta Júnior, quando o Iteraima virou uma “imobiliária do crime”, o deputado também foi processado por ter participado da grilagem de terras em Roraima. O processo é de número 0816831-20.
No dia 5 de julho de 2018, a Polícia e o MP começaram a investigar o desvio de mais de R$ 8 milhões na Assembleia. O processo de número 0817383-82 corre em segredo de Justiça, mas nele Jalser é acusado por corrupção passiva. A operação Cartas Marcadas ainda está em andamento.
Ainda no âmbito da Justiça estadual, a última bronca do ex-presidiário aconteceu em uma rádio local. Jalser invadiu a rádio e agrediu a prefeita da Capital, Teresa Surita, ao vivo. As imagens foram parar nas redes sociais. O ex-presidiário agora também é processado pela prefeita por injúria, calúnia e difamação.
Na 1ª Vara Federal, Jalser já foi condenado e preso por corrupção e “gafanhotagem”. Teve que devolver mais de R$ 6 milhões aos cofres públicos. Foi quando Roraima passou o maior vexame em rede nacional. O vergonhoso caso caiu na grande mídia: Jalser saía da cadeia e ia presidir as sessões do parlamento roraimense. Foi o único presidiário do País, presidente de Assembleia Legislativa.
E não para por aí. Ainda em Brasília, Jalser responde a mais 17 processos, todos por corrupção, lavagem de dinheiro e outros crimes contra o erário.
Mas mesmo com toda essa extensa ficha criminal, o ex-presidiário deputado Jalser Renier conseguiu se reeleger presidente da Assembleia Legislativa de Roraima.
E ainda nao coopera para o progresso do estado.
Por: Amilcar Júnior

Postado (Atualizado )