Ministério da Justiça e Ministério de Minas e Energia: Ética e Reparação. Reconstrução em Mariana e Brumadinho Já!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Fabiana B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Fabiana B.
começou essa petição para
Ministério da Justiça e Ministério de Minas e Energia
Que (i) as autoridades publicas competentes promovam ações e medidas que obriguem os responsáveis, não só da empresa causadora do acidente de Brumadinho e Mariana, como também todas as outras que operam no ramo de mineração, seja em Minas Gerais ou em qualquer outro local do território nacional, a apresentarem, em caráter imediato, laudo técnico independente sobre as condições de suas instalações funcionais que possam representar risco ao meio ambiente; (ii) que as autoridades competentes organizem forças tarefas de fiscalização para apuração efetiva das condições das instalações das mineradoras; (iii)  mobilização dos agentes políticos (poder legislativo) e do poder executivo para a promulgação de atos legislativos que obriguem efetivamente as referidas empresas a adequar o desenvolvimento de suas atividades, bem como o planejamento de medidas preventivas visando  a integridade e o bem estar da saúde publica e do meio ambiente; (iv) Que os órgãos ambientais amparados pelo Ministério Publico estabeleçam obrigações de fazer às empresas mineradoras responsáveis pelos "acidentes" ocorridos para que as mesmas, imediatamente, promovam a  retirada de toda a lama, invistam  em profissionais capacitados  e estudos de impacto ambiental para a o reestabelecimento do ecossistema e bioma afetados, replantio de árvores e reconstrução das vilas, assim como toda assistência  material necessária às vitimas e familiares atingidos.

Postado (Atualizado )