Entendi

571 assinaram. Vamos chegar a   750
571 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Rafuska Q. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Rafuska Q.
começou essa petição para
Movimento Primavera Feminista
[Movimento Primavera Feminista] [L√°tex N√£o]

O movimento primavera feminista começou em 2017 para dar visibilidade a uma pauta feminina pouco explorada. Os preservativos vaginais, usados tanto por mulheres cis e homens trans. Na prática, gays, travestis e mulheres trans também usam essa ferramenta de proteção à contracepção e IST’s e Hiv, mas nosso foco inicial são as mulheres cis, as que mais utilizam esse insumo na prática.
Há muitas barreiras a serem derrubadas com relação ao uso do preservativo vaginal. Entre elas estão a falta de conhecimento sobre o próprio corpo, vergonha e culpa no expressar livremente de sua sexualidade, falta de conhecimento sobre o preservativo em si.
Todos esses aspectos já tornavam a ampla utilização desse método, um desafio, mas em 2017, já no início do desmonte das políticas de direitos sexuais e reprodutivos no SUS, um golpe nos atingiu em cheio.
O minist√©rio da sa√ļde lan√ßa um edital para compra de preservativos vaginais que coloca o l√°tex como possibilidade de material a ser utilizado na composi√ß√£o das camisinhas. O l√°tex j√° configurava em outras licita√ß√Ķes, o diferencial √© que dessa vez o √ļnico crit√©rio resolutivo para a compra, passa a ser pre√ßo. Levando em considera√ß√£o que o material em l√°tex √© infinitamente mais barato, n√£o tem nem o que discutir. A partir dessa licita√ß√£o, o l√°tex passaria a ser a mat√©ria prima dos preservativos vaginais distribu√≠dos pelo SUS.

E porque l√°tex n√£o ?

O látex é muito mais espesso do que os outros produtos utilizados na confecção do preservativo, o que diminui a sensibilidade da mulher.

O l√°tex √© um material extremamente alerg√™nico que pode causar prurido e rea√ß√Ķes al√©rgicas. A camisinha vaginal pode ser colocada at√© oito horas antes da rela√ß√£o sexual, a camisinha de l√°tex impossibilita isso.

O látex é inadequado para se utilizar internamente.

A mudan√ßa da qualidade do preservativo interno que est√° sendo atualmente distribu√≠do na rede p√ļblica nacional j√° est√° gerando uma grave redu√ß√£o a ades√£o ao uso desse preservativo, al√©m de estar trazendo desvantagens a sa√ļde da mulher e seu direito a preven√ß√£o segura e prazerosa.

A troca de materiais impactou diretamente no cuidado das popula√ß√Ķes que se utilizam desse tipo de preservativo, impactando no cuidado e tornando -as mais vulner√°veis as IST‚Äôs, HIV e Hepatites Virais, o que seguramente pode levar ao aumento dos casos de infec√ß√£o de IST‚Äôs, HIV e Hepatites Virais onerando custos maiores, como o tratamento de infec√ß√Ķes e agravos.

Ao sabermos disso, iniciamos uma grande mobiliza√ß√£o que resultou em uma s√©rie de a√ß√Ķes, incluindo a cria√ß√£o de um abaixo- assinado que atingiu cerca de mil assinaturas em curto espa√ßo de tempo.

Fizemos algumas interven√ß√Ķes em eventos e criamos um manifesto. Participamos ainda de uma audi√™ncia p√ļblica onde expusemos todos os nossos desconfortos.

O Minist√©rio da Sa√ļde atrav√©s do extinto DIAHV atrav√©s da Dra Adele, demonstrou imensa sensibilidade. A licita√ß√£o saiu e o l√°tex n√£o fui inclu√≠do.
A licita√ß√£o foi conclu√≠da e o resultado foi satisfat√≥rio para n√≥s mulheres e homens trans. No entanto, muito tempo depois, ficamos sabendo, que assim que a sociedade civil se desmobilizou, o minist√©rio da sa√ļde cancelou a licita√ß√£o pelas nossas costas e abriu uma nova, onde n√£o s√≥ o l√°tex estava incluido, como o √ļnico crit√©rio de sele√ß√£o seria o pre√ßo (como dissemos anteriomente, o l√°tex √© a mat√©ria prima mais barata, portanto esse sendo o crit√©rio, necessariamente a empresa que ofereceu l√°tex, foi a empresa vencedora).

Apenas uma pequena porcentagem de preservativos antialergicos foram comprados.

A propria embalagem do preservativo vaginal de latex ofertada no momento, vem com os dizeres: Pode causar alergia

Se j√° era dif√≠cil ampliar o uso do preservativo vaginal por quest√Ķes culturais, imaginem agora, que o produto nem salutar √©.

In√ļmeras organiza√ß√Ķes da sociedade civil tem apontado uma queda significativa no uso do insumo, depois da mudan√ßa.

O produto, ofertado por uma empresa indiana, não apenas é feito em látex, mas também tem um formato antiergonomico (hexagonal ao invés de circular, o que causa desconforto e elimina a possibilidade de se obter prazer com o atrito do anel circular). Tem uma esponja dentro, que além de antiestetica, dificulta a colocacao interna do produto.

Quando nos posicionamos contra o produto de latex, nao imaginamos que alem da matéria prima (latex), o insumo enfrentaria tanto retrocesso na sua qualidade.

Estamos indignadas e preocupadas com o futuro da nossa saude sexual.

Rejeitamos o latex veementemente e pedimos que o ministerio da saude finalmente ouca a sociedade civil e pare de desperdi√ßar dinheiro publico em insumos de pessima qualidade, que n√£o cumprem os requisitos minimos de sa√ļde e conforto que tanto necessitamos.

Nós estamos aqui falando de vida, de autonomia sobre nossos corpos.

Estamos falando sobre respeito, cuidado, amor e prazer.

Quem nos escuta? Cad√™ as nossas vozes? Sa√ļde n√£o diz respeito apenas a sobreviv√™ncia, mas sobre respeitar, florescer, frutificar e amar.

Por isso, estamos aqui para reivindicar a supressão da aquisição de preservativos vaginais feitos de borracha natural (látex) e para apoiar a decisão do diretor do .... , Gérson, que prometeu em recente encontro com a sociedade civil que o depto se comprometeria a não mais adquirir preservativos internos de látex .

Todxs voc√™s, juntem‚Äźse a n√≥s, l√°tex n√£o!

Movimento Primavera Feminista - 2019

#LatexNao #PreservativoInterno #CamisinhaInterna

Apoie nosso manifesto, aderindo no link abaixo ūüĎáūüŹĺ

Den√ļncias p√ļblicas sobre a mudan√ßa de preservativo