Ao continuar você está aceitando a Política de Privacidade da Avaaz, que explica como seus dados podem ser usados e como serão protegidos.
Entendi
Nós utilizamos os cookies para analisar como visitantes usam o site e para nos ajudar a fornecer para você a melhor experiência possível. Leia nossa Política de Cookies.
OK
MANIFESTO EM FAVOR DA REABERTURA E PLENO FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUES DO RIO DE JANEIRO

MANIFESTO EM FAVOR DA REABERTURA E PLENO FUNCIONAMENTO DAS BIBLIOTECAS PARQUES DO RIO DE JANEIRO

591 assinaram. Vamos chegar a   100,000
591 Apoiadores

 

Complete a sua assinatura

,
Ao juntar-se a esta campanha você concorda em receber emails da Avaaz. Nossa Política de Privacidade protegerá seus dados - no link explicamos como eles serão usados. Você pode se descadastrar a qualquer momento.
Esta petição foi criada por kelly pereira de l. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
kelly pereira de l.
começou essa petição para
Secretário de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Nós, cidadãos e bibliotecários, representados pelas entidades civis identificadas, que firmam este manifesto, vimos expressar nosso profundo descontentamento pela gravíssima situação em que se encontram as Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo desses espaços e os investimentos empreendidos com recursos públicos, advindos também do Ministério da Cultura, por si só, já deveriam justificar todos os esforços que, aparentemente, não foram empregados para garantir o pleno funcionamento desses equipamentos culturais tão necessários e essenciais a todos os que deles se beneficiavam direta ou indiretamente.

A Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro (Celso Kelly) é uma instituição centenária. Um espaço criado pelo imperador Dom Pedro II no ano de 1873 e guardiã de acervo raro na Seção Guanabarina (obras sobre o antigo estado da Guanabara). Após o projeto de modernização, em 2014, foi reinaugurada como Biblioteca‐Parque Estadual.

As Bibliotecas‐Parque – Centro, Manguinhos, Rocinha, Niterói e do Alemão – promoviam atividades culturais diversas, reuniam profissionais de diferentes áreas dedicados a fazer cumprir o papel social desses equipamentos culturais nas comunidades nas quais estavam inseridos, contribuindo para o atendimento das suas necessidades informacionais, educacionais e recreativas, promovendo o acesso à informação e ao lazer, favorecendo a pesquisa e a produção do conhecimento, propiciando melhoria na qualidade de vida dos cidadãos que vivem no estado do Rio de Janeiro.

Lembramos o manifesto da IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, de 1994: “A biblioteca pública – porta de acesso local ao conhecimento – fornece as condições básicas para uma aprendizagem contínua, para uma tomada de decisão independente e para o desenvolvimento cultural dos indivíduos e dos grupos sociais”. Manter bibliotecas é assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro e de outras fontes de informação.

Neste sentido, reivindicamos que a administração pública estadual e o Ministério da Cultura envidem todos os esforços necessários ao pronto e satisfatório restabelecimento e funcionamento das Bibliotecas‐Parque do estado do Rio de Janeiro. Também queremos ser informados das ações realizadas visando à retomada desse serviço à população.

Assinam este manifesto as seguintes instituições:
Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB)
Presidente: Raimundo Martins de Lima

Federação Brasileira de Associação de Bibliotecários e Instituições (FEBAB)
Presidente: Adriana Cybele Ferrari

Conselho Regional de Biblioteconomia 7ª Região (CRB7)
Presidente: Lucia Alves da Silva Lino

Sindicato dos Bibliotecários no Estado do Rio de Janeiro (SINDIB‐RJ)
Presidente: Luciana Manta Brício Pinhel

Associação dos Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde do Estado do Rio de Janeiro (APCIS)
Presidente: Jeorgina Gentil Rodrigues

Grupo de Profissionais em Informação e Documentação Jurídica do Rio de Janeiro (GIDJ/RJ)
Presidente: Kelly Pereira de Lima

Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ)
Presidente: Alpina Gonzaga Martins Rosa

Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (SinproRIO)
Presidente: Oswaldo Luis Cordeiro Teles

Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc‐SN)
Vice‐Presidente: Paulo Henrique Scrivano Garrido