COVID-19 - Verba emergencial para bares culturais de São Paulo

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por taciana L. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
taciana L.
começou essa petição para
Ao Prefeito de São Paulo, Bruno Covas Ao Secretário Municipal de Cultura, Hugo Possolo
CARTA ABERTA – UNIÃO DOS BARES CULTURAIS DE SP

Ao Prefeito de São Paulo, Bruno Covas
Ao Secretário Municipal de Cultura, Hugo Possolo
Ao Secretário Municipal de Turismo Miguel Calderaro Giacomini e à SPTuris.

Nós, do coletivo Sambar, vimos através desta formalizar nossa extrema preocupação com o atual cenário em que nossos estabelecimentos se encontram, em meio à pandemia do COVID-19.
Cientes das determinações oficiais promulgadas pelo prefeito Bruno Covas no dia 20/03/2020, em coletiva realizada no Palácio dos Bandeirantes, declarando situação de calamidade pública para a cidade de São Paulo, tornamo-nos impedidos de abrir nossos estabelecimentos para realizarmos nossas atividades normalmente.
Estamos todos de acordo que a pandemia que nos acomete deve ser tratada com a máxima seriedade e que devemos colaborar para com o isolamento da população durante o período de “quarentena”.
No entanto, o contexto impactou diretamente nossa saúde financeira e agravou as dificuldades econômicas de todas as pessoas que compõem nossa frágil cadeia produtiva.
O momento é de angústia e, em muitos casos, desespero. Perguntamo-nos a todo o momento: como esses microempresários conseguirão cumprir com os compromissos de suas agendas financeiras? Como poderão efetuar o pagamento da folha de funcionários? Como quitarão dívidas contraídas com fornecedores que, por sua vez, igualmente dependem do bom desempenho do setor para também sobreviverem? Como poderemos fomentar a cultura de nossa cidade sem capital para empregar os músicos?
Certamente todos vocês estão, como nós, analisando o impacto negativo que ameaça o setor cultural da cidade de São Paulo e o quanto todos perderemos se a maioria das casas com música ao vivo, que assinam essa carta, sucumbirem à crise que se instalou.
Se nenhuma atitude for tomada pelas várias esferas envolvidas, no sentido de cooperação para redução de danos, é certo que centenas de famílias engrossarão o já alarmante coro do desemprego em SP e no Brasil, em geral.
Sabemos que muitos estabelecimentos de caráter cultural, públicos ou do terceiro setor, enfrentam a mesma crise. No entanto, nós, representantes de pequenos estabelecimentos culturais do setor privado, vimo-nos completamente desamparados perante a crise econômica involuntária que contagiou nosso setor.
Sem organismos de proteção à quem recorrer, sem patrocinadores e sem reservas pessoais próprias para aplicarmos em nossos espaços, mais do que nunca necessitamos do apoio e incentivo público para mantermos nossas portas abertas.
Assim, propomos que a PMSP destine uma verba emergencial para que possamos arcar com o pagamento das contas fixas de nossos espaços durante 3 (três) meses. São elas: Aluguel, funcionários, água, luz, IPTU, ECAD, internet e gás.
Em contrapartida, os donos de bares aqui associados e os músicos a eles agregados se comprometem a realizar ações culturais gratuitas ao público, logo que voltarmos à normalidade de nossas atividades, como por exemplo um festival de música brasileira com 3 (três) meses de shows gratuitos em sistema de rodízio semanal, realizado nos bares que foram contemplados pelo aporte público.
Na esperança desse documento encontrá-los bem, nos colocamos à disposição para qualquer esclarecimento e, se necessário, podemos promover uma reunião virtual para explicarmos nossas reivindicações detalhadamente.

Sem mais, solicitamos encarecidamente uma resposta pública ao nosso pedido.
São Paulo, 31 de março de 2020.
Atenciosamente,

Baixo Largo