Entendi
POR UM PLANO DE MANEJO REALMENTE ECOLÓGICO PARA O PARQUE DAS SUCUPIRAS!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Fernando D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Fernando D.
começou essa petição para
Ao presidente do IBRAM - Instituto Brasília Ambiental, Sr. Cláudio Trinchão.
O Parque Ecológico das Sucupiras, localizado no setor Sudoeste, paralelo ao Eixo Monumental, em Brasília, está sob ameaça de ser descaracterizado. A empresa proprietária da quadra 500, em construção no terreno vizinho, pretende ocupar a área do parque com 11 quadras de esporte e outros equipamentos, incompatíveis com a vocação ecológica dessa unidade de preservação. O projeto da empreiteira traria danos à vegetação nativa e à fauna local. A comunidade perderia um nobre espaço de contemplação da natureza, educação ambiental e proteção do cerrado.

O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) iniciou a construção de uma cerca em torno do parque, cujo traçado se sujeita ao projeto apresentado pela empreiteira. Não houve consulta pública, como prevê a legislação antes de intervenções na área do parque.

Apoiada por moradores do bairro, a Associação Parque Ecológico das Sucupiras foi responsável pela criação do Parque em 2005, e luta por sua preservação há mais de 20 anos.

Exigimos transparência por parte do IBRAM e realização de audiências públicas antes da elaboração do plano de manejo. E enfatizamos que o processo de consulta deve ser iniciado após o período de isolamento social, em função da pandemia, quando a comunidade teria garantida sua participação ampla, democrática e segura.
Postado (Atualizado )