Isenção dos pedágios para caminhoneiros durante a quarentena

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Fretebras P. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Fretebras P.
começou essa petição para
Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas
Excelentíssimo Senhor Ministro,

Saudando Vossa Excelência pelo firme desempenho à frente da Pasta Ministerial que lhe foi confiada pelo Presidente Jair Bolsonaro, tomamos a liberdade de reunir algumas das principais empresas do setor de transporte rodoviário no Brasil para expressar nosso ponto de vista quanto à conjuntura do país diante desse cenário complexo em que nos encontramos.

Como é de conhecimento de V. Ex. ª, os caminhoneiros são de suma importância para garantirmos que os produtos continuem sendo transportados e para não entrarmos em uma crise de abastecimento no país. Algumas medidas que foram tomadas nos últimos dias, tais como a suspensão de pontos de pesagem em rodovias federais e a prorrogação do vencimento do RNTRC, contribuem significativamente para essa missão, porém ainda assim temos acompanhado uma queda considerável na quantidade de caminhoneiros disponíveis em função do coronavírus.

Diante do exposto, vimos por meio desta, solicitar a V. Ex. ª a suspensão, em caráter excepcional, da cobrança de pedágios aos Transportadores Autônomos de Carga (TACs) e às Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas (ETCs) nas rodovias federais sob sua jurisdição pelo prazo de 90 dias.

Entendemos que essa medida contribuirá de forma inestimável para a redução de custos incorridos pelos caminhoneiros, uma vez que o valor gasto com pedágio pode representar até 45% do valor do frete em determinadas rotas. Vale consignar, ainda, que muitos caminhoneiros estão receosos com a manipulação de dinheiro e com a interação com os profissionais dos pontos de pedágio.

Estimularemos, assim, a volta da circulação dos caminhoneiros e a efetiva garantia da manutenção no abastecimento de mercadorias no Brasil.

Respeitosamente,

Fretebras
Tindiana Transportes
Loggi