Entendi

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Associação E. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Associação E.
começou essa petição para
PMB - Prefeitura Municipal de Blumenau
À comunidade, lideranças, amigos, investidores, associados e voluntários. Venham participar desta luta pela vida.

Iniciamos a campanha de segurança no trânsito para ciclistas “se precisar sair, vá de bicicleta” com o objetivo de garantir o ir e vir seguro, econômico e saudável dos trabalhadores dos serviços essenciais em 04 de abril de 2020, encaminhando o Ofício 002/20 para a Prefeitura Municipal de Blumenau, com as demandas subscritas por associações, indústrias e comércios da bicicleta, assim como diversos grupos de pedal e projetos de incentivo ao uso da bicicleta.

Tivemos uma adesão positiva e grande visibilidade por parte dos ciclistas e empresário da bicicleta, juntos começamos a divulgar práticas saudáveis no pedal durante a pandemia, assim como incentivamos a preferência no uso da bicicleta como meio de transporte, mas fomos ignorados pelo poder público que, passada uma semana, publicou a liberação da faixa de ônibus para todos os veículos, inclusive a bicicleta, sem dar qualquer resposta a nossa carta até o presente momento.

Como precisamos urgentemente de mais ciclovias e mais segurança para os ciclistas, reiteramos que a pandemia de COVID-19 representa mudança em vários aspectos de nossas vidas, inclusive, a maneira de transitarmos. Deste modo, cidades em todo o mundo estão construindo ciclofaixas e abrindo ruas inteiras apenas para o tráfego não motorizado. Tudo isto para que as pessoas evitem aglomerações no transporte coletivo e para restaurar a qualidade do ar.

Maior parte da poluição do ar é proveniente do tráfego motorizado, agravante aos riscos relacionados diretamente e indiretamente à COVID-19. O transporte por bicicleta não polui o ar. Pedalar melhora a saúde mental e fortalece a imunidade. Além disto, podemos listar no mínimo 31 benefícios de andar de bicicleta, entre eles, reduz impactos negativos relacionados ao tráfego motorizado, como o risco de acidentes graves. Os leitos em UTIs ocupados por vítimas do trânsito poderiam atender pessoas contaminadas pelo vírus, número que tem aumentado exponencialmente, mesmo com as medidas de isolamento social.

Ainda, devido a necessidade deste isolamento, a tendência é que produtos sejam entregues em casa. A bicicleta, neste caso, possui um importante papel na logística urbana. É comum andar pela rua Sete de Setembro ou Pela Avenida Martin Luther e cruzar com alguns entregadores de bicicleta.

Destacam-se cidades que construíram infraestruturas provisórias: Los Angeles, El Paso, Atlanta e Nova Orleans, nos EUA; Bogotá, Colômbia; Budapeste, Hungria; Berlim, Alemanha; dentre outras cidades nestes e em outros países.

Assim, reiteramos que as faixas de ônibus podem ser destinadas exclusivamente para o trânsito de bicicletas na cidade de Blumenau, enquanto o serviço de transporte público estiver suspenso, incentivando e dando segurança, conforto, rapidez e economia para empregadores e empregados nesse momento de crise. Enfatizamos que em conformidade com os exemplos de cidades citadas acima, a bicicleta deve ser considera solução de transporte, segurança e saúde e lembramos que as ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas temporárias podem ser a chave para o combate ao COVID 19.

Portanto, agradecemos imensamente os grupos de pedal, associações e empresas apoiadoras da causa e convidamos a continuarem nesta campanha de destinação de todas as faixas de ônibus de Blumenau para uso exclusivo de bicicletas, patins e outros meios de transporte ativos com segurança, saúde, conforto e economicidade enquanto durar o período de reclusão e de permanecer em casa, assim como a criação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas temporárias, ampliando a malha cicloviária de Blumenau e tornando mais atraente para que todos optem pela bicicleta como meio de transporte.

SE PRECISAR SAIR, VÁ DE BICICLETA.

Postado (Atualizado )