Entendi
Criação do Parque Ecológico YARY TY (CEYTY) e Memorial da Cultura Guarani.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Cassandra M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Cassandra M.
começou essa petição para
prefeitura de São paulo
Abaixo Assinado pela criação do Parque Ecológico YARY TY (CEYTY) e Memorial da Cultura Guarani.

A criação do CEYTY é uma ação reparadora ao crime socioambiental praticado pela TENDA Imobiliária S.A. garantindo assim que seja definitivamente interrompido o desmatamento da área que já sofreu a supressão de 400 árvores de espécies arbóreas da Mata Atlântica e com isso, a matança dos animais silvestres que viviam no local com destaque para o extermínio das colônias de abelhas nativas sem ferrão. O povo Guarani, guardiões da natureza do Jaraguá ocupou a área para impedir o extermínio total da exuberante fauna e flora local.

A TENDA violou leis de proteção à natureza e aos povos indígenas ignorando os trâmites legais para construir em área localizada a menos de 200 metros de distância de aldeias que compõem a Terra Indígena Jaraguá:
- ignorou o Decreto Interministerial 060 de 2015 do IBAMA do Componente Indígena
- Descumpriu o descrito na OIT 169 no que diz respeito a consulta prévia.
- Desconsiderou também, a legislação que protege o entorno Parque Estadual do Jaraguá, uma das últimas áreas remanescentes de Mata Atlântica na cidade de São Paulo, declarada pela UNESCO como o Cinturão Verde de Reserva da Biofera.
Entre outras

A criação do Parque Ecológico YARY TY (CEYTY) e Memorial da Cultura Guarani é o que se espera da Prefeitura de São Paulo - que autorizou o corte das árvores - para compensar o crime socioambiental cometido pela TENDA com o desrespeito ao povo Guarani M'bya e, assim, impedir a construção de 11 torres com 880 unidades de apartamentos. Lembramos que o Prefeito Bruno Covas prometeu um terreno ao povo Guarani do Jaraguá para a criação de um Memorial para preservação da sua cultura.

Serão precisos ao menos 30 anos para a regeneração da Mata Atlântica ceifada no local, mas a implantação do CEYTY vai assegurar que, no futuro, os Guarani M'bya terão de volta aspectos de sua Cultura que foram destruídos e, a população da cidade de São Paulo seu Meio Ambiente recuperado novamente.

O CEYTY será implantado na Rua Comendador José de Matos, 139.
Postado (Atualizado )