Entendi
Prefeitura de Apodi - LOCKDOWN EM APODI, JÁ!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Ariverton O. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Ariverton O.
começou essa petição para
Prefeitura Municipal de Apodi
***Atualização - 20/06/2020

De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde (19/06), o município de Apodi possui 603 casos confirmados do novo coronavírus e o total de 09 de óbitos.A taxa de isolamento social em Apodi tem ficado abaixo de 50% nos últimos dias (segundo o Ministério Público do RN), impulsionando a propagação comunitária, enquanto o recomendado pelos órgãos de saúde é de acima de 70%. As pessoas e os estabelecimentos comerciais não estão obedecendo às medidas impostas. Algumas cidades do RN já implementaram com sucesso esta medida: em Itaú foram zerados os novos casos da doença e em Caraúbas o lockdown tem se demonstrado efetivo. Outros municípios que se tem registro de bloqueio total: São Paulo do Potengi, Macau, Guamaré e Pendências.

Na ultima quinta-feira (18), via live nas redes sociais, a Prefeitura de Apodi anunciou um decreto municipal que adere aos decretos estaduais. Porém, o município restringe as medidas insistindo em manter o funcionamento de atividades comerciais não essenciais. O que vai contrário as medidas de isolamento social de um estudo técnico de professores da UERN que sugere nível MÁXIMO de isolamento social em Apodi. Neste modelo, além do fechamento de atividades não essenciais, recomenda-se, segundo o estudo: Proibição de qualquer tipo de aglomerações; Vedação de circulação de pessoas em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias privadas equiparadas a vias públicas, ressalvados os casos de extrema necessidade; Abordagem e controle de circulação de veículos particulares; Controle da entrada e saída de pessoas e veículos no município; Fechamento das orlas urbanas; Manutenção de medidas sanitárias rígidas.

É por isso que exigimos urgência por parte da Prefeitura Municipal em nome do prefeito Alan Silveira (MDB), a adoção de bloqueio total e medidas mais rigorosas de isolamento social. É uma medida de urgência que contempla a restrição de circulação e fechamento de atividades não essenciais.

Considerando que o isolamento social é um método comprovado mundo a fora, a medida que os gestores públicos tomam essas medidas mais rígidas, obtém-se o tempo necessário para desafogar o sistema público de saúde e controla-se o número de casos.

Assine!

Postado (Atualizado )