Audiência Pública sobre a Reforma/Revitalização da Praça do Carmo

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por David B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
David B.
começou essa petição para
Prefeitura Municipal de Goiana
Requer-se a Prefeitura Municipal de Goiana, em nome do prefeito em exercício Eduardo Honório e da Secretária de Obras Isabela Soares, que se faça uma audiência pública (atendendo as exigências da pandemia)sobre a revitalização/reforma da Praça Frei Caneca, popularmente conhecida como Praça do Carmo.

Esta praça tem um valor histórico inestimável para a cidade (todo o conjunto carmelita é tombado. Isso inclui também a praça.).É nela que se encontra o Cruzeiro com 301 anos, considerado uma das peças mais belas das Américas. Além de possuir o conjunto carmelita datado do século XVII, referência na Reforma Turônica no Brasil. A praça também assume um lado estratégico por se encontrar na rua principal da cidade e ser destino de muitos visitantes que entram em Goiana.

Ao ter acesso ao projeto da reforma/revitalização da praça, fica evidente que as mudanças previstas não atendem as expectativas no que tange à forma, distribuição de equipamentos, bem como a falta deles. É necessário que a obra abarque inovações importantes que ressaltem os equipamentos turísticos, possíveis achados arqueológicos (tal como acontece em outras cidades), e que ofereça outras possibilidades/finalidades, como de entretenimento, esporte e lazer.

Além do mais, por se tratar de uma área antiga da cidade, muitos vestígios arqueológicos aparecerão durante a obra. É de suma importância a discussão a respeito do destino desses vestígios que compõem a nossa história. A criação de espaços para salvaguardá-los, participação da comunidade/população no processo de escavação, criação e incentivo de pesquisas (junto à Autarquia de Ensino e outras instituições), etc. são exemplos de questões que podem ser tratadas.

Diante disso, é necessário e urgente que se faça uma discussão transparente e popular para que a obra possa atender aos diferentes anseios da população.

Portanto, requere-se que a Prefeitura Municipal de Goiana realize uma audiência pública (podendo ser virtual devido ao isolamento), para tratar dessas questões.

Aos interessados (as), por favor subscrever.

Assinado:

(IHAGO) Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana.
Professor David Borges de Fraga.

PS: O texto acima trata-se de uma cópia do documento que será protocolado na Prefeitura de Goiana depois das assinaturas.
Postado (Atualizado )