Juntos pela Gare de Santa Maria

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por GT C. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
GT C.
começou essa petição para
Prefeitura Municipal de Santa Maria
As cidadãs e cidadãos, entidades civis e os coletivos e grupos do setor cultural de Santa Maria vêm, por meio deste abaixo-assinado, manifestar a importância da Gare de Santa Maria enquanto espaço público de expressão da memória ferroviária e da cultura.
Manifestamos também discordância com o Edital 01/2020, no qual o Município cede o patrimônio para restauro e exploração pela iniciativa privada sem ter, ao menos, convocado uma Audiência Pública para debater seus termos.
Desejamos ver a Gare recuperada em sua arquitetura histórica e cumprindo plenamente sua função social e de desenvolvimento econômico, o que exige uma coordenação tripartite, com representação do setor cultural, da prefeitura e da concessionária.
É necessário estabelecer percentuais de área de ocupação das atividades comerciais (inclusive o Trem Turístico) e de área de trabalho para o setor cultural (ateliês livres e museu), definir a restauração e o uso do Trem Maria Fumaça, ali estacionado; e garantir o acesso público e gratuito ao patrimônio histórico e no uso das plataformas que contornam a Gare.
Esperamos, com este abaixo-assinado, que a Administração Municipal seja sensibilizada sobre a importância deste debate e das necessárias garantias para manter a Gare nos trilhos da cultura.
Postado (Atualizado )