Acabar com as irregularidades no site MERCADO LIVRE

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Joana M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Joana M.
começou essa petição para
O ministério público recebendo esta petição com um grande número de assinaturas poderá ver que uma grande numero de pessoas estão sendo lesadas pelo site mercadolivre.

O mercado livre está lesando os usuários do site, tanto vendedores como compradores, irregularidades absurdas estão causando indignação e comoção da população. A todo dia notamos um grande números de pessoas com os mesmos problemas, nas quais não recebem atendimento, e as poucas que recebem não tem seus problemas solucionados. Não tem recebido respostas nos prazos que são passados pelo site. O único canal de atendimento para solução de problemas é o próprio site, porem a ferramenta para envio de mensagem muitas vezes, ou até mesmo quase sempre não funciona. São enviadas respostas automáticas informando que não foi possível receber a consulta. Está claro que o mercado livre não esta atendendo a demanda das reclamações de seus usuários, causando grande transtorno, irritação, indignação e até mesmo lesando os usuários. De um lado o vendedor que não consegue vender, logo não gera lucro, não recebe e não tem sua retirada de pró-labore. E de outro lado o comprador que teve problema com o vendedor e não consegue uma resposta do site. Existe aqui um problema evidente e gritante, não podemos mais esperar sentados para uma solução que não irá chegar. O site não esta atendendo as reclamações dos usuários e não está solucionando os problemas.

- De um lado vendedores:

1. Que não conseguem trabalhar, pois o mercado livre bloqueia o cadastro, com este bloqueio o vendedor não vende e não tem lucros;

2.bloqueio para retiradas de dinheiro também é uma pratica contestante do site, dinheiro este disponível para saque no qual se encontra bloqueado pelo mercado livre, lembrando que o dinheiro que está disponível na conta gráfica sempre será referende a um produto vendido, postado e entregue ao comprador. O bloqueio do dinheiro é o ato mais abusivo do mercado livre;

3. Faturas altas no qual os vendedores não conseguem o estorno de compras não concretizadas e cobrança em duplicidade;

4. Mediações que não são encerradas, logo os valores suspensos de produtos entregues não são liberados;

5. Valores suspensos e retirados indevidamente da conta gráfica do vendedor, quando compradores cancelam a compra no cartão com o produto entregue. Quase sempre o vendedor não é notificado pelo Mercado Livre da suspensão dos valores, e não recebe informação para o envio de comprovante de postagem e AR. Após muitas tentativas de contato, o Mercado Livre solicita a documentação comprovando envio e recebimento. O vendedor envia toda a documentação comprovando a entrega do produto e o Mercado Livre não aceita;

6. Muitos vendedores tem o cadastro restrito, ou seja, só pode aceitar o pagamento pelo Mercado Pago. Portando o Mercado Livre obriga o vendedor a vender e receber o pagamento somente através do Mercado Pago, praticando assim a venda casada, ato abusivo praticado no site;

7. O mercado livre não está atendendo as reclamações abertas pelos vendedores, em raros atendimentos, após muita insistência de contato não respeita os prazos para respostas dos atendimentos e os problemas nunca são solucionados;

8. As regras não são claras no site, quando os vendedores as infringe são punidos severamente. Porem a todo o momento os vendedores questiona o Mercado Livre com as duvidas. Exemplo foi questionado por um vendedor ao site qual a marca não pode ser comercializada no Mercado livre, a resposta que o vendedor recebeu foi: o site não pode informar pois é informação sigilosa. Está evidente que o Mercado Livre não sendo claro em suas regras leva o vendedor ao erro.

9. Mudanças nas regras do site são feitas a todo o momento, porem não são informadas e nem notificadas aos vendedores, pratica está totalmente abusiva. Vendedor não tem bola de cristal para saber o que foi mudado, o que pode ou não fazer.

10. com a criação da nova ferramenta do mercado envios, contrato celebrado entre o Mercado Livre e os correios, não tem explicações suficientes para um bom entendimento da ferramenta nova, quando os produtos postados são extraviados nos correios, o mercado livre não dá um feedback, não indeniza o vendedor e muito menos o comprador. Lembrando que o extravio infelizmente é uma pratica constante ocorrida nos correios, por este motivo que os produtos postados seguem com o seguro total no valor da venda/compra. Etiquetas demoram a ser liberadas no site, ocasionando assim atrasos na postagem;

11. Notamos que todo final de ano, o mercado livre bloqueia a retiradas dos vendedores sem motivo concreto, o que todos andam questionando é o porquê, levantando até a hipótese do Mercado Livre estar investindo dinheiro alheio a curto prazo. Afinal o que ele anda fazendo com o dinheiro dos vendedores?

- de outro lado, temos os Compradores.

- a leia é clara, compras feitas na internet o comprador tem direito a sete dias de arrependimento, quando isto ocorre o site dificulta ao extremo o reembolso do pagamento para o comprador. Não comunica como será e quando será feita o reembolso quando o pagamento é feito através do Mercado Pago.

- se o comprador recebe um produto com defeito não tem auxilio na mediação entre o
comprador e vendedor, a resposta é trocando em miúdos: se vira com o vendedor o produto já foi entregue, não pode reclamar.

- Quando a compra é paga pelo cartão de credito e é cancelado o comprador não tem informações suficientes de como será reembolsado, quando busca esta informação com o Mercado Livre nunca é respondida sua solicitação.

- Compras canceladas pagas através de boleto (mercado pago) o valor não fica disponível para saque na conta gráfica do comprador, ou seja ele pagou a compra, posteriormente por algum motivo foi cancelada e estornada pelo vendedor, porem o comprador não tem o ressarcimento do mercado livre, fica sem o dinheiro.

Os motivos acima levantados são graves, são ilícitos e fere abusivamente a legislação brasileira. Esperamos e aguardamos respostas do Ministério Publico, que investigue todas estas praticas abusivas e ilícitas.

Postado (Atualizado )