A maior e mais efetiva comunidade de campanhas online para mudanças

#VooSeguro: Em defesa da função de Mecânico de Pista

#VooSeguro: Em defesa da função de Mecânico de Pista
  
  

 


Por que isto é importante

Acidentes aéreos noticiados pela grande imprensa nos últimos meses ao redor do mundo, especialmente no Brasil, tem chamado atenção da sociedade.

Episódios preocupantes como esses nos despertam a refletir sobre um tema sério que pode estar ocasionando esses incidentes: precarização nos serviços de manutenção dos aviões, que hoje é feita pelos mecânicos de manutenção preventiva de aviões que ficam nas pistas dos aeroportos.

Há mais de um ano a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT (FENTAC) vem alertando que a política de segurança de voo das empresas aéreas brasileiras está severamente prejudicada por medidas de redução de custos e precarização.

A substituição do mecânico de aeronave, que tem um vasto conhecimento técnico, por funcionários terceirizados, profissionais sem formação técnica e, em alguns casos, pelo próprio piloto é um exemplo.

Isso é extremamente grave porque pode acarretar consequências desastrosas e colocar em risco a vida e a integridade de milhões de pessoas que voam nos aviões das companhias.

Essa medida, utilizada para reduzir custos, tem sido adotada no dia a dia pelas empresas aéreas e com anuência da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC).

Não deixe a profissão de mecânico de aeronave acabar no Brasil. Esse profissional garante que o avião voe em segurança.

Passageiro, seu apoio é fundamental!

Postado abril 6, 2017
Relatar isso como inapropriado
Clique para Copiar: