Ao Governo do Estado de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa - ALMT: Contra o Pedágio na MT 251 e MT 140

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Caiubi K. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Caiubi K.
começou essa petição para
Ao Governo do Estado de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa - ALMT
A população da Grande Cuiabá, de Chapada dos Guimarães, de Campo Verde e demais municípios próximos, foi surpreendida no inicio deste ano com a proposta do Governo do Estado de implantar um sistema de pedágio na MT 251. O pedágio vem com a promessa de estrada de qualidade, mas será que isso é realidade?
Durante os debates da copa a população destes municípios escutou com expectativa a promessa de duplicação de parte da rodovia, mas até agora só saiu do papel o trecho que liga Cuiabá ao trevo do Manso. Já o trecho entre Chapada dos Guimarães e Campo Verde começou a ser asfaltado há cerca de 8 anos, e teve a conclusão cerca de três anos depois do início da obra. Apesar de novo, o asfalto já está esburacado em alguns pontos devido a sua “excelente” qualidade, e para piorar o governo negligência a manutenção destas e de muitas outras rodovias pelo estado.
Outro ponto que chama atenção é o fato da MT 251 ter em grande parte o caráter de Estrada Parque, e de não ter trafego de veículos pesados. A rodovia passa por dentro do Parque Nacional e perto de muitas outras belezas naturais, sendo a única saída do município de Chapada dos Guimarães que possui asfalto. Hoje o trânsito da estrada é praticamente a população que faz o percurso entra as cidades para estudar, trabalhar ou para o lazer do final de semana.
Como tem sido outras rodovias privatizadas pelo Estado? Vamos falar do exemplo da MT 130, onde o ministério público tem questionado a péssima qualidade do asfalto e a má qualidade dos serviços. A qualidade da estrada está ruim, já o preço que começou a R$ 3,98 hoje já está a R$ 6,50.
A pergunta que fica é: Mesmo com a grande carga de impostos paga em nosso país será que o governo não consegue dar manutenção e fazer as alterações necessárias em uma estrada parque? Por que a duplicação prometida não saiu? Se o governo não consegue cuidar de uma estrada cuja trafego é de veiculo leve de qual estrada ele irá conseguir cuidar? Chega de abusos, PEDÁGIO NÃO, a solução é investimento do governo para realização das melhorias necessárias na MT 251.

Veja algumas informações:

Valor inicial das praças de pedágio (entre : R$ 4,10 e 7,50): http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2014/01/edital-de-concessao-de-rodovia-em-mt-deve-sair-em-60-dias-diz-governo.html

Problemas não cumprimento do contrato por parte da empresa de pedágio na MT 130: http://reportermt.com.br/politica/concessionaria-da-mt-130-pode-perder-a-cobranca-do-pedagio-considerado-o-mais-caro-de-mt/31837

ICMBio desconhece projeto de Pedágio: http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/com-duplicacao-condenada-icmbio-desconhece-projeto-de-pedagio-no-parque-nacional-de-chapada.html

Postado (Atualizado )