Às secretarias de Cultura do Estado e do Município do RJ: Tombamento do Cinema Odeon, na Cinelândia, Rio de Janeiro

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Mais C. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Mais C.
começou essa petição para
Às secretarias de Cultura do Estado e do Município do RJ
Vimos por meio deste abaixo assinado requerer o tombamento do Cinema Odeon localizado na Praça Floriano 7, Cinelândia, Rio de Janeiro. O espaço pertence ao Grupo Luiz Severiano Ribeiro e foi por muitos anos administrado pelo Grupo Estação. Fechou as suas portas em junho de 2014. Até pouco tempo o cinema sediava o Festival do Rio, o Anima Mundi e o festival Curta-Cinema, além do Cachaça Cinema Clube e do Miscelânea Odeon. Foi responsável pela formação do olhar de novas gerações e tinha um batalhão de cinéfilos que frequentavam suas famosas maratonas. Lançar um filme no Odeon é o desejo de todos os realizadores de cinema do Rio de Janeiro. Fazemos nossas as palavras da petição no Avaaz que recolheu 446 assinaturas contra o seu fechamento e que resume bem as nossas preocupações:
“O Odeon é, atualmente, o único cinema de rua do Centro do Rio e o último remanescente do complexo que existiu na Cinelândia no século XX. É um lugar histórico e um espaço cultural insubstituível. O encerramento das atividades desse cinema é uma perda inestimável para a vida cultural da nossa cidade. (...) Não pode acontecer com o Odeon o mesmo que houve com o Palácio, (...) com o Hotel Glória. O patrimônio histórico-cultural do Rio de Janeiro merece ser bem tratado e permanecer acessível para todos.”
O prédio construído em 1926 faz parte da APAC do Centro e do Corredor Cultural, mas o tombamento tem como objetivo preservar também o seu interior. A Cinelândia já viu desaparecer os vários cinemas que inspiraram o seu nome. Perdemos o Cineac Trianon, o Cinema Parisiense, o Império, o Pathé, o Capitólio, o Rex, o Rivoli, o Vitória, o Palácio, o Metro Passeio, o Plaza e o Colonial restando, apenas o Odeon para a promoção da sétima arte. O Pathé foi preservado, mas funciona como uma Igreja evangélica. Este também pode vir a ser o destino do Odeon. Sua transformação em igreja, loja de departamentos ou supermercado descaracterizaria o seu interior e esvaziaria o seu sentido. O Odeon fará 90 anos em 2016. Longa vida ao Cinema Odeon!

Postado (Atualizado )