Assembleia da República Portuguesa: Exigimos a isenção da facturação para os pequenos produtores agrícolas

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Movimento D. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Movimento D.
começou essa petição para
Assembleia da República Portuguesa

A actividade agrícola de pequena escala está ameaçada

Consideramos que a recente legislação fiscal relativa à facturação é uma ameaça à sua continuidade e existência. A implementação cega de facturação a todo e qualquer produto significará a desistência e destruição desta actividade económica e social, bem como o subsequente abandono dos campos e a desertificação cada vez mais profunda das zonas rurais do país.

Consideramos também que o desaparecimento desta actividade significará perdas irreparáveis: no plano ecológico, pela ameaça ao equilíbrio ambiental e climático e à biodiversidade; no plano social, pela destruição desta fonte de apoio e solidariedade; no plano cultural e turístico, pelo desaparecimento de saberes e tradições identitários, simultaneamente património e fonte de riqueza.

A realidade vivida pela maioria dos pequenos produtores agrícolas não se coaduna com esta legislação visto que:
- a actividade agrícola practicada tem características de subsistência, de micro-escala, não auferindo na sua maioria rendimentos que justifiquem o pagamento de IVA (cujo valor mínimo é de €10.000). Deste modo não será efectivamente tributada e não será mais uma valia para os cofres do Estado.
- os encargos (impressão de livros de facturas, equipamento electrónico, tempo dispendido) decorrentes desta obrigatoriedade são desajustados dos proventos da actividade.
- as características da maioria destes produtores (de idade avançada e alfabetização insuficiente) não se coaduna com esta exigência.
- os mercados de pequenos produtores agrícolas locais foram criados para os apoiar no escoamento dos seus produtos, bem como aproximar este tipo de produção da população, servindo-a com qualidade. Não consideramos, por isso, que representem agentes económicos tributáveis.

Esta legislação inviabiliza a manutenção e crescimento de uma agricultura de escala familiar e tradicional que é uma actividade importante ao nível do nosso país. Os pequenos produtores agrícolas e os consumidores em solidariedade com estes, vêem exigir

- a reposição da isenção de obrigação de facturação das actividades agrícolas enquadradas pelo Artigo 53º do CIVA.

Postado (Atualizado )