Entendi
Pela CPI contra os abusos dos planos de saúde!

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Dhyan P. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Dhyan P.
começou essa petição para
Câmara dos Deputados, Brasília, presidente, Dep Henrique Alves
Pressão Popular pela instauração da CPI Contra os Abusos dos Planos de Saúde.

Os planos de saúde privados no Brasil tem cometidos vários abusos contra o direitos dos usuários, liderando por vários anos consecutivos o ranking de reclamações nos órgãos de defesa dos consumidores. Dentre as principais denúncias estão: a não autorização de procedimentos médicos e laboratoriais, o descredenciamento unilateral de médicos, a baixa remuneração dos profissionais da saúde, além do aumento do valor dos serviços para os usuários.

As políticas de saúde têm colocado a população brasileira em uma situação cada vez mais difícil. O contínuo corte de verbas do SUS - Sistema Único de Saúde tem piorado o atendimento à população, que, por sua vez, é induzida a recorrer a planos de saúde privados que cobram cada vez mais caro por um atendimento de péssima qualidade, desrespeitando contratos e os direitos dos usuários.

Essa realidade precisa mudar. A saúde do povo brasileiro não pode continuar sendo tratada como mera mercadoria. Queremos saúde pública e de qualidade para todos, e exigimos respeito e atendimento digno por parte dos planos de saúde privados, que atualmente já detém um mercado bilionário de mais de 50 milhões de usuários - brasileiros que foram empurrados para fora do sistema público de saúde devido a falta de investimento neste setor.

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) protocolou, em junho de 2013, um Requerimento de abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as sistemáticas denúncias de irregularidades cometidas pelos Planos de Saúde. Mas a decisão de concretamente efetivá-la cabe agora à Presidência da Câmara dos Deputados. Assim, dez meses depois, a CPI continua engavetada, embora seja público a enorme quantidade de irregularidades, prevalecendo a impunidade.

Por considerar que o Legislativo deve exercer seu papel de investigação - ainda mais em uma situação em que a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) não cumpre devidamente seu papel de fiscalização - e com o objetivo de inibir e dar fim a essas práticas abusivas, é importante que esta CPI seja imediatamente instaurada. Várias entidades de defesa dos direitos do consumidor apóiam esta iniciativa. Faça também parte desta campanha.

Assine a petição on line pela imediata instalação da CPI Contra os Abusos dos Planos de Saúde:
Postado (Atualizado )