Secretaria Estadual de Transportes: Nomeação da Estação São Conrado para Rocinha/São Conrado na Linha 4 do Metrô Rio

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Fernando E. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Fernando E.
começou essa petição para
Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro
A estação metrô deve se chamar Rocinha/São Conrado? Vamos pensar sobre isso?

A inauguração da estação do metrô representará uma melhora significativa no deslocamento da cidade, que tal falarmos sobre o nome da estação?

O museu Sankofa Memória e História da Rocinha possui documentos, em seu acervo, que registram a história do bairro da Rocinha desde os anos 20 do século passado. Repleta em costumes, hábitos e tradições de uma comunidade que foi se transformando ao longo de várias gerações. A fim de que se reconheça essa tradição, reivindicamos que o nome da estação inclua o nome do bairro, pois entendemos que os mais velhos a ocupar a região mereçam ser igualmente homenageados.

Devemos também levar em conta que, além dos aspectos históricos, atualmente a Rocinha é considerada um dos maiores e economicamente mais dinâmicos bairros da cidade, com uma população estimada oficialmente em mais de 60 mil moradores pelo IBGE e quase 100 mil pela EGP-Rio. O tamanho e a representatividade da Rocinha junto ao imaginário carioca, brasileiro e internacional, já não justificaria a inclusão do nome?

Trabalhamos por uma cidade integrada e entendemos que o reconhecimento dos nomes e histórias locais são aspectos culturais fundamentais para que alcancemos esse objetivo, por isso solicitamos o nome estação Rocinha/São Conrado.

Para ilustrar o que estamos dizendo temos a estação Cantagalo: os moradores reivindicaram de forma organizada, mobilizaram a imprensa, protestaram e chegaram ao então governador. O movimento surtiu efeito e o nome foi respeitado.

O que precisamos?

• Um abaixo assinado pelo Facebook direcionado ao metrô, solicitando um nome que seja inclusivo como a cidade que queremos;
  • Pedimos uma placa em homenagem a “Bica das almas”, referência de todo morador antigo como fonte de água, certa, em tempos de desabastecimento. Para que a memória do lugar não seja apagada.

Postado (Atualizado )