Congresso Nacional: Criar o Dia do Provedor Regional de Internet

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Marcelo S. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Marcelo S.
começou essa petição para
Congresso Nacional
JUSTIFICATIVA

Os Provedores Regionais de Internet, possuem papel fundamental na difusão do acesso à rede mundial de computadores, gerando oportunidades e desenvolvimento no País, gerando milhares de empregos diretos e indiretos, além de realizarem a inclusão digital, levando internet nos locais mais inóspitos e remotos do País. Responsáveis diretos por milhões de conexões banda larga por todo o Brasil, os Provedores Regionais de Internet, fazem um grande trabalho de inclusão digital, desbravando todo o Brasil, massivamente sem incentivos, financiamentos ou isenções por parte da iniciativa pública.

A exemplo de outras categorias profissionais, como advogados, médicos, engenheiros, administradores, que têm a sua data comemorativa, estamos propondo a criação do “ Dia Nacional do Provedor Regional de Internet ”, por considerarmos que essa classe trabalhadora também merece ganhar esta referência.

Afinal, a criação de uma data comemorativa para uma determinada categoria profissional representa um reconhecimento da sociedade aos valiosos serviços por ela prestados.

Os mais de 9 mil Provedores Regionais de Internet que atuam por todo o Brasil, desde nas grandes capitais, cidades do interior, bairros mais pobres e até nas favelas e comunidades, atendem a população de forma autônoma e não discriminatória, na maioria esmagadora dos casos sem quaisquer tipos de incentivos, empréstimos de instituições públicas/privadas, ou mesmo quaisquer tipo de apoio, desoneração ou reversão de dívidas em investimentos por parte da união e/ou sua agência reguladora (ANATEL), conforme noticiado recentemente a favor de grandes
operadoras.

O Brasil possui mais de 95 milhões de acessos ativos a internet, porém esse número representa apenas 54% dos acessos possíveis por todo o Brasil, sendo assim, os provedores regionais de internet, possuem um papel fundamental na massificação dos acessos banda larga, levando a internet principalmente, onde as grandes operadoras, acham inviável economicamente falando.

Essa atividade emprega diretamente em torno de 100 mil empregos diretos e, indiretamente, mais de 150 mil pessoas, justificando sem sombra de dúvidas o reconhecimento pela instituição do “ Dia Nacional do Provedor Regional de Internet ”, afinal, com sua mão‐de‐obra qualificada, ajudam o Brasil a ter índices cada vez melhores, no que se diz respeito a inclusão digital e acesso banda larga.

Por fim, justifico a data de 28 de setembro pois coincide com a data de criação da Associação Nacional dos Micro Prestadores de Telecomunicações (MICROTEL), entidade representativa da classe e que trabalha em prol do interesse da classe.

Pela importância desta iniciativa, espero vê‐la aprovada pelos ilustres Parlamentares.

Postado (Atualizado )