Entendi
Vitória
Esta petição foi encerrada
Um sonho a ser realizados em breve.

Vitória
Esta petição foi encerrada
50 Apoiadores

THAIS P.
começou essa petição para
DEER/MG - Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem
Foi anuciado um futuro convênio entre a Anglo American e o Governo do Estado para asfaltar a estrada.

Solicitamos através dessa petição o asfaltamento da MG-229, trecho de aproximadamente 26 KM localizado entre os municípios de Dom Joaquim/MG e Senhora do Porto/MG. Esse trecho de estrada se encontra em péssimo estado de conservação há muitos anos, estado este que piora a cada período chuvoso com o surgimento de novos buracos e fissuras.
Esse trecho de estrada é uma via extremamente movimentada e muito utilizada pelos municípios da redondeza, principalmente nos últimos anos, após a implantação de uma Mineradora na região e após as obras da BR-381. Nessa estrada trafegam muitos caminhões, ônibus e muitos carros de passeios dos novos moradores da região que trafegam constantemente para suas cidades natais espalhadas pela região.
O trecho também é muito utilizado principalmente pelos municípios de Conceição do Mato Dentro e Dom Joaquim no que se trata de transporte de pacientes para Guanhães, cidade onde fica o Hospital de referência da rede de urgência e emergência assim como várias clínicas especializadas de saúde. Além de outros serviços cujos postos de atendimento são centralizados na cidade Guanhães como o Centro de Distribuição dos Correios, Receita Federal, Justiça do Trabalho que faz com que os moradores dessa região se locomovam constantemente nessa via.
Esse trecho raramente apresenta boas condições de tráfego, o comum, que seria estar sempre patrolado, cascalhado e em boas condições, é fato raro. Poucas vezes durante o ano, são feitas manutenções na via, manutenções essas que não resolvem o problema, apenas amenizam por alguns dias. Devido a topografia da estrada, que por ser um terreno arenoso e com muitas pedras, logo que acabam o patrolamento, a estrada entra novamente em processo de degradação, ficando sempre esburacada, com muita poeira e costelas.
O que mais preocupa é o que diz a respeito ao transporte de pacientes em ambulâncias. É considerado desumano ter que passar por esse trecho com um paciente em situação crítica dentro da ambulância. Aumenta consideravelmente a chance de agravar ainda mais o estado de saúde da pessoa já fragilizada.
Um outro fato diz a respeito do aumento dos gastos em manutenção de frotas que os municípios que utilizam a estrada têm. Os carros das prefeituras que utilizam o trecho ficam em estado precário devido as condições da estrada o que provoca um desconforto enorme aos usuários, motoristas e profissionais em geral.
O trecho ainda é utilizado por pessoas de inúmeras cidades, como rota de fuga para acesso à Belo Horizonte, evitando passar pela BR-381 que atualmente está em manutenção, a qual tem um péssimo histórico de tragédias e acidentes, além de engarrafamentos rotineiros. Portanto, a pavimentação dessa via, irá beneficiar não somente as cidades que a utilizam diariamente e obrigatoriamente, mas também a população de mais de 30 cidades da região que iriam desafogar o tráfego da BR-381.
A situação da via é crítica, dificultando imensamente o tráfego de veículos no local e potencializando o risco de acidentes. Dessa forma, solicitamos que seja determinada a realização do asfaltamento da via com a máxima urgência possível.

Postado (Atualizado )