PRESIDENTE DILMA:SALVE A SERRA DO GANDARELA

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Mov.pela P. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Mov.pela P.
começou essa petição para
DILMA ROUSSEF, Presidente do Brasil

A região da Serra do Gandarela (Minas Gerais/Brasil) é a última reserva estratégica de água para o abastecimento de Belo Horizonte, dos municípios do seu entorno (Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Raposos e Rio Acima) e também da Região Metropolitana de BH.

Ela tem as últimas grandes áreas remanescentes e ainda intactas do geossistema de cangas ferruginosas da Região Central de Minas Gerais, que protegem e alimentam os aquíferos mais importantes para o abastecimento de uma população de mais de dois milhões de pessoas, com água de ótima qualidade e em grande quantidade.

Além disso, guarda a segunda maior área contínua de Mata Atlântica preservada do estado de Minas Gerais, mais de cem cavidades (algumas de relevância máxima), dezenas de cachoeiras e mirantes belíssimos, raríssimas lagoas de altitude, fauna e flora endêmicas e em extinção, ruínas históricas dos séculos 18 e 19, além de um patrimônio de inestimável importância científica que inclui um sítio paleoambiental e uma paleotoca (toca de animais extintos há cerca de dez mil anos, como os tatus e preguiças gigantes).

Apesar de toda a sua relevância socioambiental, a Serra do Gandarela está ameaçada por grandes projetos (como a Mina Apolo, da Vale) de mineração de ferro a céu aberto, atividade que já destruiu grande parte das áreas naturais da região central do estado de Minas Gerais. Tais projetos, se implantados, impactarão irremediavelmente os aquíferos e os demais atributos da região, comprometendo a segurança hídrica de milhões de pessoas.

Mas nós podemos fazer a diferença agora, exigindo que o governo federal proteja a região segundo os estudos técnicos que apontam a extrema relevância e a urgente necessidade de preservação da Gandarela.

A criação do Parque Nacional e da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) da Serra do Gandarela pelo governo federal, sem ceder às pretensões das empresas mineradoras, garantirá a segurança hídrica e a qualidade de vida para milhões de pessoas, além de proteger um patrimônio paisagístico, histórico, cultural e turístico de grande valor.

Minas Gerais já tem muitas de suas serras e rios impactados pela exploração minerária que, entretanto, não se reverte em benefícios reais e permanentes para a população, como podemos ver em diversas cidades onde esta atividade foi, por décadas, imposta como alternativa de desenvolvimento. Congonhas e Itabira têm graves problemas de abastecimento de água e regiões que aderiram recentemente a esse modelo, como Barão de Cocais e Conceição do Mato Dentro, vivem hoje um caos social e ambiental.

Ajudem a salvar esse tesouro assinando a petição e enviando para todos os seus conhecidos. Saibam mais e entendam porque é importante proteger a Serra do Gandarela por inteiro em

www.aguasdogandarela.org

www.facebook.com/SalvemASerraDoGandarela