Facebook, Queremos Receber o Conteúdo Que Assinamos

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por edilson R. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
edilson R.
começou essa petição para
Facebook Brasil
Da para listarmos uma infinidade de obstáculos que recém escritor enfrenta, até mesmo depois da publicação do primeiro livro estas dificuldades continuam, por vezes até aumentam. Mas contamos com boas armas, geralmente grandes editoras que publicam livros de autores desconhecidos não propagam e não fazem uma divulgação do trabalho como deveria. O autor então recorre ao modo tradicional, põe a mão na massa e cria uma pagina no Facebook, para divulgação do seu próprio trabalho. Bom essa opção viável até o dia 2 de dezembro quando a rede social de Mark Zuckerberg resolveu que agora para os administradores de paginas teriam que pagar para que seus próprios seguidores recebessem postagens na sua time line em outras palavras, o Facebook quer monetizar até os "seus pensamentos".

Em defesa a rede social diz que isso é preciso porque a time line se encontra muito concorrida e isso deveria ser reduzido. Então foi lançado um algoritmo que impede com que uma postagem alcance todos os seus seguidores. Exemplo, a pagina do Cabana do Leitor tem cerca de 2580 curtidores, quando se publica uma postagem o novo método do Facebook faz com esta postagem chegue a no máximo 20 pessoas, forçando o administrador da pagina, pensar em promover suas postagens para que seus seguidores tenham acesso a todo o seu conteúdo. O Facebook desmente que esse preceito tenha algo a ver com monetização de postagens e alega que isso "é para fazer a qualidade da rede aumentar cada vez mais" responderam ai site Meio e Mensagem.

Duas grandes paginas Dino Pensador e Maiores Mistérios Do Mundo que Juntas somam 1,500,000 de seguidores, já anunciaram sua migração para a rede social Google Plus, o escritor Mateus Solano também sentiu uma queda drástica nas suas paginas e escreveu:

"Affonso Solano ‏@affonsosolano 23 dez
Qual o lance do Facebook do reduzir o alcance das Fanpages? Só pagando, agora? :P"

o site do Cabana do Leitor viu seus acessos no seu site reduzirem cerca de 80%. Pequenas empresas que não dispõem de capital para a monetização de postagens e pequenos sites, sofrem ainsa mais. Essa dor de cabeça também vai chegar a outras empresas e a pequenos divulgadores como escritores que fazem do Facebook o seu principal canal de divulgação de suas obras.

Uma solução seria uma migração em massa para o ainda pouco conhecido Google Plus, mas as pessoas ainda estão muito atrelada ao facebook, que vem se tornando cada vez mais um captador de recursos do que uma rede social.
Postado (Atualizado )