Governador Alckmin, Secretário de Meio Ambiente de São Paulo e ALESP: Contra a venda de sede do Instituto Geológico e fusão dos IP's da SMA/SP

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Funcionários A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Funcionários A.
começou essa petição para
Governador Alckmin, Secretário de Meio Ambiente de São Paulo e ALESP
O Instituto Geológico (IG) , órgão originado da Comissão Geográfica e Geológica, com mais de 130 anos de serviços prestados, atualmente, vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (SMA), tem importante papel no apoio à implementação de políticas públicas do Estado, especialmente relacionadas à proteção e gestão ambiental. Além de realizar pesquisas em geociências e meio ambiente, presta significativos serviços ao cidadão paulista e brasileiro como pesquisa em recursos minerais, pesquisas em recursos hídricos voltadas a dar suporte a políticas de abastecimento público e de enfrentamento das crises de abastecimento de água, a gestão de Unidades de Conservação, gestão de riscos de desastres naturais e atuação em Planos Preventivos de Defesa Civil, e suporte técnico em grandes tragédias nacionais (Santa Catarina, Alagoas, São Luiz do Paraitinga, Cunha, Itaoca, entre outras).
A Instituição chegou ao bairro da Vila Mariana em setembro/2014, e está situada na Rua Joaquim Távora, n° 822, Vila Mariana – São Paulo/SP . Mantém sob sua guarda vastas coleções relacionadas às suas áreas de atuação (biblioteca especializada, Museu Geológico, acervos históricos, coleção de fósseis e rochas entre outros). Ao longo deste tempo, temos investido muitos recursos para as melhorias de infraestrutura e adequação do espaço para o desenvolvimento das atividades da Instituição. Essas melhorias são essenciais para que possamos executar com excelência nossa missão que vai muito além da pesquisa, tendo em vista que o Instituto trabalha em parceria com diversos órgãos da administração pública, além de oferecer inúmeros cursos e treinamentos (em universidades e outros abertos a população) e atuar também na difusão e transferência de tecnologia nas áreas de geociências e meio ambiente.
Nos últimos dias, a Instituição foi surpreendida com as notícias de que a Secretaria de Meio Ambiente tem interesse em retirar o Instituto Geológico do seu atual endereço, e vender o prédio no qual está instalado, para empresas do ramo imobiliário. Até este momento, o Instituto já investiu mais de R&dollar 5.000.000,00 para a melhoria e modernização de sua estrutura, cujos recursos não oneraram os cofres do Governo do Estado e se houver uma nova mudança, estes investimentos serão desperdiçados.
Por meio de diversos projetos de pesquisa submetidos a agências de fomento o IG captou recursos externos (FINEP, FAPESP, CNPq, Banco Mundial, entre outros). No entanto, na contramão do processo de modernização do IG o Secretário do Meio Ambiente cancelou, em dezembro de 2016, convênio estabelecido com a FINEP para a implantação do Laboratório Litoteca, no valor de R&dollar1.052.000,00. Além disso, não autorizou (por meio de informação verbal) o uso de parte da contrapartida do Tesouro do Estado no valor de R&dollar1.086.000,00, referente à implantação da “Sala de Situação para Gestão de Informações de Riscos e de Tomada de Decisão", financiado pelo Banco Mundial, que destina cerca de U&dollar16 milhões ao IG para desenvolvimento do projeto para “Aumento da resiliência e da capacidade de adaptação do Estado às mudanças climáticas e aos desastres naturais ”.
Além disso, o Secretário acena com a possibilidade de fusão dos três Institutos de Pesquisa (IP’s) da pasta em único órgão. Os argumentos, no entanto, são meramente de cunho financeiro, sem considerar as características, missões e objetos de estudos específicos dessas instituições, consubstanciados em seus decretos de criação.
Estamos unidos e empenhados em reverter esta situação, mas gostaríamos de contar com seu apoio, para que o Instituto Geológico possa continuar a fornecer com excelência seus serviços a toda sociedade. Por todos estes motivos solicitamos a gentileza de assinar esta petição .
Para maiores detalhes leia nossa carta aberta e as matérias que já foram publicadas sobre os fatos&colon
http&colon//www.diretodaciencia.com/2017/08/04
http&colon//www.diretodaciencia.com/2017/07/30
http&colon//www.diretodaciencia.com/2017/08/01