Entendi
Contra a redução da zona de amortecimento do parque do Rola Moça

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Amda A. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Amda A.
começou essa petição para
Governador de MG, secretário de meio ambiente do Estado
O Parque Estadual da Serra do Rola Moça, situado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é um dos parques em Minas Gerais que protegem importantes ambientes de campos sobre canga ferruginosa, vegetação restrita a pequenas áreas localizadas principalmente no Quadrilátero Ferrífero mineiro. Trata-se de vegetação com grande número de espécies endêmicas (restritas a locais específicos), sendo muitas delas raras e ameaçadas.

Pela legislação, nas zonas de amortecimento de unidades de conservação, áreas rurais não podem ser convertidas em urbanas. Recentemente, a prefeitura de Ibirité (município integrante da RMBH) solicitou formalmente ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) que submeta à aprovação do Conselho Consultivo do Parque do Rola Moça proposta de redução de sua zona de amortecimento para expandir a área urbana do município em direção a seus limites. Além disso, aprovou, ilegalmente, o loteamento Barreirinho, colado no parque.

As consequências de tudo isso são previsíveis: destruição de ambientes naturais na base da serra, que são corredores ecológicos importantes, com sérias consequências à biodiversidade do parque, impactos sobre mananciais de água, aumento dos riscos de assaltos e até homicídios para quem usa a estrada, degradação da paisagem, aumento dos incêndios e agravamento das atividades de caça e tráfico de animais e plantas silvestres.

Os ambientes naturais existentes no “pé” da serra, geralmente compostos por tipologias florestais, são essenciais à manutenção da vida silvestre. Eles fornecem, por exemplo, alimentação e abrigo a inúmeras espécies da fauna que não sobreviveriam nas partes mais altas, em ambientes de campo.

No dia 10 de novembro de 2014, o diretor de áreas protegidas do IEF, Henri Collet, apresentou a proposta da prefeitura de Ibirité ao Conselho Consultivo do Rola Moça, apontando os perigosos impactos que poderão decorrer da ação. Todos os conselheiros presentes expressaram total repúdio à ameaça, mas os interesses políticos e econômicos são muito fortes e outras tentativas ocorrerão.

Acreditamos que a melhor forma de impedir este crime ambiental é o repúdio da sociedade. Por isto solicitamos a cada um que envie mensagem ao secretário de meio ambiente do Estado, Alceu José Torres Marques (gabinete.semad@meioabiente.mg.gov.br); ao atual governador de Minas, Alberto Pinto Coelho (governador@governo.mg.gov.br); ao governador eleito, Fernando Pimentel (secretariageral@ptmg.org.br); e ao atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Diniz Pinheiro (dep.dinis.pinheiro@almg.gov.br), que tem base eleitoral no município. Sugestão de texto: Senhores, expresso total discordância à redução da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

Importante: se a proposta da prefeitura fosse aprovada (não acreditamos nisto, porque é absurda e inaceitável), abriria precedente para outros municípios que já manifestaram interesse, como Brumadinho e Nova Lima. Não podemos deixar que isto aconteça! Junte-se a nós nesta luta para proteger o Parque Estadual da Serra do Rola Moça!
Postado (Atualizado )