SOS museus MT     SOS arte MT

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por jefferson K. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
jefferson K.
começou essa petição para
Ilmo.Sr.Pedro Taques | Governador do Estado de Mato Grosso, Exmo. Sr. Dr. Mauro Zaque | Coordenadoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Mato Grosso, Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso
O objetivo desta campanha é a retomada das atividades dos equipamentos culturais ligados a Secretaria de Cultura de Mato Grosso, solicitando a assinatura dos contratos de gestão e reabertura dos museus fechados.

A arte de Mato Grosso precisa de espaço.
Os artistas de Mato Grosso precisam do olhar do público.
O público precisa conhecer a arte produzida aqui e também do mundo todo.

É para acolher todos estes desejos que os espaços dos museus devem estar a serviço da educação e da cultura.Para isto acontecer as instituições ligadas às artes precisam estar sólidas e serem objeto de um compromisso de Estado.

Os museus de Cuiabá, capital de Mato Grosso devem estar a disposição da sociedade, proporcionando a educação e acesso produção artístico-cultural.

Queremos abrir os olhos de todos para os conhecidos valores locais, dar espaço para a pesquisa e estruturação de um sistema estadual de museus, e poder expor ideias e conceitos, resgatando uma história e seus personagens.

Esta campanha tem por objetivo o encaminhamento para formalização e assinatura dos termos de colaboração pendentes e também pelo reconhecimento dos valores estipulados em edital, que garantirão a efetiva retomada das atividades e formulação de programação para os equipamentos culturais atualmente fechados ou sem programação.

São eles:

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso | Status: FECHADOO Edital de chamamento para a gestão do Museu de Arte Sacra esteve aberto de 09/05/2017 a 07/07/2017 e está ENCERRADO.
Vencedor: Associação dos Produtores Culturais

O resultado do edital foi divulgado, porém, não há previsão de reabertura do Museu que será gerido pela Associação dos Produtores Culturais. A Secretaria de Estado de Cultura aguarda liberação de recursos para efetuar assinatura do contrato.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, o MASMT, foi fundado em 10 de março de 1980. Situa-se no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, uma edificação de estilo eclético de 1858 que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, uma construção neogótica de 1918. Além do espaço de grande importância arquitetônica, que exibe combinações de elementos que podem vir da arquitetura clássica, medieval, renascentista, barroca e neoclássica, o museu também salvaguarda importante acervo. Diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa e doações particulares estão reunidas ali.

Museu de Arte de Mato Grosso | Status: FECHADOO edital de Chamamento para a gestão do Museu de Arte de MT e Galeria Lava Pés esteve aberto de 09/05/2017 a 07/07/2017 e está ENCERRADO
Vencedor: Instituto de Arte e Cultura Boca de Arte

No edital de chamamento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, o Instituto de Arte e Cultura Boca de Arte foi habilitado em agosto de 2017 para gestão compartilhada do patrimônio, que contempla também, a Galeria Lava Pés, localizada na Secretaria de Estado de Cultura.
A Organização da Sociedade Civil também aguarda a assinatura do contrato. O Museu ocupará o piso superior (1.147,50 m2 divididos em 11 onze salas) do Palácio da Instrução.Criado por decreto em 13 de maio de 2008, o Museu de Arte de Mato Grosso só foi implantado em 05 de março de 2014 na Residência dos Governadores, e esteve em atividade, graças a renovações emergenciais do contrato de gestão, até fevereiro de 2017, e desde então está sem atividades.

O acervo da Pinacoteca do Estado, que é de responsabilidade do Museu, é composto por mais de 400 obras não está acondicionado em condições adequadas, e necessita de catalogação e identificação.O Sistema Estadual de Museus de MT foi motivo de convenio assinado entre o Governo, SEC e Ibram, em dezembro de 2016, prevendo recursos de R$ 250 mil reais para sua estruturação, e que será responsabilidade da gestão do Museu de Arte de Mato Grosso.

Galeria Lava Pés | Status: CONTRATAÇÃO NÃO OFICIALIZADAInaugurada em 28 de outubro de 2015, a Galeria de Artes Lava Pés está instalada no piso térreo da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

O espaço possui 350 metros quadrados de área e está equipado para receber exposições nos mais variados suportes. O Instituto de Arte e Cultura Boca de Arte foi contemplado para gerir o espaço de forma compartilhada com a Sec-MT, no edital que contemplou também, o Museu de Arte de Mato Grosso. A OSC ainda aguarda a assinatura do contrato desde agosto de 2017.

Museu Histórico de Mato Grosso | Status: FECHADOO Museu Histórico, cujo contrato de gestão está integrado à Residência dos Governadores, e está fechado com edital suspenso.

O Museu Histórico de Mato Grosso funciona no prédio original do Tesouro Nacional, de estilo neoclássico, desde 2004. Localizado ao lado do Palácio da Instrução, o Museu possui acervo permanente com fotos, móveis e objetos que recontam a história de Mato Grosso, desde a chegada dos Bandeirantes até a Ditadura Militar, passando pela monarquia e repúblicas. O prédio, que funcionou como Tesouraria Provincial do Estado, também já abrigou a Biblioteca Pública Estadual (1912-1914), a Secretaria de Educação e Cultura, a Escola Barão de Melgaço (1970-1982) e a Secretaria de Estado de Turismo (1983-2003).

Residência dos Governadores | Status: esteve fechada até março de 2018 quando o governo cede o espaço para a comissão 300 anos.

Recentemente sem nenhuma consulta pública, o espaço foi destinado para atividades ligadas as festividades dos 300 anos de Cuiabá. Nada foi informado sobre a questão da posse e uso do espaço de acordo com o edital suspenso, que já tinha 2 propostas de plano de trabalho entregues e que não foram avaliadas.A Residência dos Governadores – que até fevereiro de 2017 abrigava o Museu de Arte de Mato Grosso – espera por definição sobre a associação cultural que vai gerir o espaço. Porém, o edital foi suspenso pela Secretaria de Estado de Cultura devido a questionamento sobre a posse do imóvel feito pela Agência MT Fomento.

O projeto do prédio, elaborado pelo arquiteto Humberto Kaulino, obedeceu ao estilo usado no Rio de Janeiro na década de 30, neocolonial de matriz norte-americana, chamado às vezes de estilo “mission”, baseado nas antigas missões espanholas da Califórnia e outros estados conquistados do México pelos Estados Unidos.

O edital de Chamamento para a gestão do Museu Histórico e Residência dos Governadores esteve aberto de 16/08/2017 a 16/10/2017 e está EncerradoForam recebidas 2 propostas para o plano de trabalho, porém após o recebimento dos planos de trabalho o edital foi SUSPENSO:

C O M U N I C A D O

AVISO DE SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 011/2017/SEC-MTA Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), através da Comissão de Seleção, vem, por meio deste, tornar pública a suspensão temporária do Edital de Chamamento Público nº 011/2017/SEC-MT, cujo objeto é a seleção de Organização da Sociedade Civil para a Gestão Administrativa, Econômica e Financeira dos Equipamentos Culturais "Museu Histórico de Mato Grosso e Museu Residência dos Governadores", tendo em vista o Processo nº 581498/2015, em andamento na Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT), e o Processo nº 78/2017, em trâmite no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT).
Cuiabá/MT, 27 de outubro de 2017.

Memorial Rondon | Status: FECHADOO edital de Chamamento para a gestão do Memorial Rondon este aberto de 15/02/2017 a 31/03/2017 e está EncerradoVencedor: IDtech - Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, o processo para que a gestão do memorial passe para o IDtech - Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano, que tem sede em Goiânia, ainda está em análise, embora o local tenha sido inaugurado em 24 de agosto de 2016, após o encerramento da exposição inaugural o espaço ficou sem programação.
Enquanto isso, a administração do memorial é compartilhada entre quatro secretarias.Inaugurado há pouco mais de um ano, o memorial construído em homenagem ao marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em Mimoso, Distrito de Santo Antônio do Leverger (a 35 Km de Cuiabá), voltou a ser fechado devido a um impasse na gestão do local e atraso no pagamento de salários dos funcionários. A obra que demorou 16 anos para sair do papel custou R$ 3 milhões aos cofres públicos.O projeto foi criado em 1997 e fazia parte dos 10 projetos em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil. Também foi idealizado para comemorar os 150 anos do nascimento do Marechal Rondon. A obra começou a ser construída em 2001 e parou em 2003. Já em 2006 foi realizada uma nova licitação para retomada da construção que não ocorreu. A discussão para continuidade do complexo só foi retomada em 2012 com a vinda da Copa do Mundo em 2014. Porém, só foi reiniciada em 2015.

Museu de Pré-História Casa Dom Aquino | Status: Aberto, em acordo com a Secretaria de Cultura porém aguardando assinatura do termo de colaboração de Edital homologado

O Edital de chamamento para a gestão do Museu de Pré-História Casa Dom Aquino esteve aberto de 17/01/2017 a 02/03/2017 e está ENCERRADO.

Vencedor: Instituto ECCOS | Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais homologado em 27/03/2017.

A Casa Dom Aquino, hoje Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, é um Patrimônio Histórico do Estado de Mato Grosso. Foi construído pelo patriarca da família Murtinho em 1842, para ser sede da grande Fazenda Bela Vista. A casa em estilo colonial possui traçado arquitetônico em formato de “U” com 12 cômodos e fachada voltada para o rio Cuiabá, que se encontra a poucos metros de distância.Essa característica de fachada de frente para o rio marca um momento da história da cidade de Cuiabá do século XIX, quando a cidade dependia do rio tanto como fonte de pescado como forma de transporte. Hoje esta casa é a única edificação do século XIX da cidade de Cuiabá que guarda essas características.Esta residência é conhecida por alguns historiadores como a ‘Casa Predestinada’, pois nela nasceram duas personalidades ilustres do Estado de Mato Grosso: Joaquim Duarte Murtinho e Dom Aquino Correa. Atualmente abriga o Museu de Pré-história Casa Dom Aquino, que foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2006, através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e o Instituto Ecossistemas e Populações Tradicionais (ECOSS). Além de ser um lugar cheio de história realiza uma extensa programação cultural com diversas atividades. São atividades socioculturais com escolas, universidades e instituições de inclusão social. Oficinas de cerâmicas, de materiais reciclados, minicursos de orquídeas e palestras sobre diversos temas como: preservação do Patrimônio e educação Ambiental em conformidade com o plano de ação do Instituto de Ecossistemas e Populações Tradicionais.

Postado (Atualizado )