Governo do Estado de Santa Catarina: Pedimos a implementação da Graduação em Dança em Florianópolis e Joinvile

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por paloma B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
paloma B.
começou essa petição para
Governo do Estado de Santa Catarina
A comunidade de dança aguarda o repasse de recursos este ano por parte do Governo do Estado para a implantação do primeiro curso superior de dança de Santa Catarina, concretizando um projeto que vem sendo planejado desde os anos 1990.

O Curso de Licenciatura em Dança, elaborado pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, será implantado nas cidades de Florianópolis e Joinville.

O projeto iniciou sua tramitação na UDESC em maio de 2009 e seu mérito acadêmico foi aprovado nos colegiados da instituição. A orientação do Conselho de Administração (CONSAD) apontou para o fato de que o curso ultrapassaria em contratação de pessoal os 75% permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como alertava para a situação financeira da UDESC, que não comportaria a abertura de cursos.

Vários esforços foram empreendidos para sensibilizar o Governo do Estado para um aumento de repasse à UDESC de forma a permitir a implantação do curso. No dia 22 de agosto de 2013, em Joinville, uma carta de exposição de motivos foi assinada pelo Reitor da UDESC, professor Antonio Heronaldo de Sousa e o Secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, bem como por demais autoridades, num anúncio oficial do Governo para a implantação do curso em Joinville e Florianópolis.

A comunidade de dança vem aguardando desde então o cumprimento do acordo firmado entre a UDESC e Governo do Estado através da Secretaria da Educação para o aumento equivalente a um acréscimo de 0,042% no valor recebido pela universidade, passando o seu percentual de 2,49% para 2,53%.

O Secretário de Educação, Eduardo Deschamps, contudo, em reunião do dia 11 de fevereiro do corrente voltou atrás e declarou que não há verba para a implantação do Curso de Licenciatura em Dança, descumprindo o compromisso assumido em agosto de 2013.

A dança catarinense, que tanto tem contribuído para a cultura no Estado, aguarda o cumprimento do compromisso assumido pelo Governo do Estado via Secretaria de Estado de Educação, coerentes com a promulgada política de apoio às licenciaturas.
Postado (Atualizado )