Saneamento já: Água limpa é a ONDA

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Instituto-e Á. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Instituto-e Á.
começou essa petição para
Governo do Estado do Rio de Janeiro
As praias e o mar fazem parte da vida do Rio de Janeiro, são patrimônios da cidade e do país. Além da exuberante beleza cênica, oferecem inúmeras oportunidades para uma diversidade de usos e são fonte de riquezas e bem-estar da população.

Entretanto, estas oportunidades estão sendo seriamente comprometidas e desperdiçadas devido ao contínuo descaso com o saneamento e com a poluição dos rios e das praias.

Com a proximidade das Olimpíadas, o grave problema da poluição na Baía de Guanabara compromete a imagem do Rio de Janeiro e do país no cenário internacional. Grande parte das residências dos municípios no entorno da Baía ainda não contam com serviços de coleta e tratamento de esgoto, e o déficit para se chegar à universalização do saneamento nessa região é um enorme desafio a ser vencido.

Enquanto isso, os despejos de esgoto continuam a afetar a saúde e a causar prejuízos econômicos, sociais e ambientais, que interferem na boa realização dos eventos esportivos, deixam pessoas doentes e podem até levar à morte.

Lamentamos ainda que, neste exato momento, mais uma vez, foi preciso realizar mudanças na etapa brasileira do campeonato mundial de surfe devido a problemas com poluição, por falta de saneamento. Devido às péssimas condições de balneabilidade da praia de São Conrado, que desde o começo de 2015 não apresentou sequer uma semana com qualidade da água aceitável, a organização foi levada a desistir novamente de realizar o campeonato no local.

O evento foi transferido para a Barra da Tijuca, que receberá todas as baterias do campeonato. Porém, apesar de contar com estação de tratamento e emissário submarino, a Barra da Tijuca ainda apresenta sérios problemas de poluição nos seus cursos d’água, lagoas e na saída do quebra-mar.

A população clama por saneamento já! Rios, praias e o mar carioca não podem continuar sendo poluídos diariamente por toneladas de dejetos não tratados e pelo lixo descartado de forma irregular.

Soluções existem, e cada praia e seus rios apresentam uma particularidade, com necessidades específicas. É imperativo, portanto, que o saneamento seja assumido como prioridade na agenda governamental, por meio de um plano de saneamento compreensivo, adequado à realidade de cada praia e executado com total transparência, diálogo e participação da sociedade civil.

Água Limpa é a Onda! Com esse grito de protesto e convocação que une diversas instituições, movimentos e cidadãos, queremos que as promessas e planos para recuperação da qualidade da água dos rios e das praias cariocas sejam cumpridos.

Todos os que assinam este manifesto se unem para exigir do poder público o comprometimento na execução transparente e eficiente das medidas necessárias para que o ano de 2016 seja melhor, e que possamos nos orgulhar de receber eventos esportivos internacionais em nossas praias, com boas ondas e qualidade da água melhor ainda.

Vamos perseguir essa Onda: Saneamento Já!
Postado (Atualizado )