APOIO À SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Monica B. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Monica B.
começou essa petição para
Henrique Braga, presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte
A Secretária Municipal de Educação de BH agiu em defesa da integridade moral das crianças e das professoras, exigindo que fosse apurado o fato de um vereador haver filmado e editado cena em que o grupo saía de um festival de filmes infantis, dando a entender que o grupo havia tido acesso a uma exposição artística destinada a adultos. Ao invés de ser atendida na sua solicitação, a secretária foi surpreendida com um pedido de moção de repúdio contra ela, assinada por 27 vereadores da cidade.

"Vivemos tempos difíceis, em que somos chamados(as) a reafirmar nossos valores humanistas, nosso compromisso com a verdade e nossa inspiração iluminista. Por isso, nos somamos a todos(as) que rechaçam atitudes que obstaculizam o avanço educacional em nossa Cidade. É nesse sentido que nos unimos à Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, Angela Dalben. Profissional destacada na área de Educação, Angela foi professora da Rede Municipal de Ensino e é acadêmica com ampla e qualificada produção científica. Por méritos próprios e reconhecimento público, foi professora de graduação e pós&dashgraduação, diretora e pesquisadora da Faculdade de Educação e Pró&dashReitora de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo cumprido, com inconteste competência e probidade, importante papel na formação de gerações de professores e pesquisadores. Ao assumir a Secretaria Municipal de Educação, continuou se dedicando, intransigentemente, à defesa da escola pública, gratuita, democrática e de qualidade, lutando, entre outras coisas, pela ampliação e melhoria do atendimento educacional, o que inclui programas de acesso à cultura para alunos e professores. A intolerância, o obscurantismo e a manipulação da fé e da religião orientaram a ação de políticos mal intencionados que expuseram crianças e professores à execração pública. Em resposta a esta brutalidade, e em defesa das crianças, dos jovens, dos profissionais da Educação e de um projeto político justo e democrático para a Cidade, a Secretária de Educação agiu com necessária firmeza ao solicitar do Presidente da Câmara de Vereadores a apuração dos fatos e a adoção de medidas cabíveis. Reafirmamos nosso apoio à professora Angela Dalben e conclamamos a população belorizontina, especialmente os pais e mães das crianças que frequentam as escolas da Rede Municipal de Educação, a lutarem conosco por uma educação que possibilite o acesso dos educandos à arte e à cultura, aspecto fundamental para a humanização e cidadania. Uma educação comprometida com a defesa da igualdade, bem como com o respeito à diversidade e sua promoção. Uma educação voltada para a formação cidadã, incompatível com quaisquer formas de censura e cerceamento da liberdade de expressão. Não se deixem enganar ou intimidar diante de discursos e imagens que tais políticos produzem e veiculam. Não privem seus filhos e filhas de bens e produções culturais que enriquecem suas formações e os(as) tornam mais humanos(as)".
Belo Horizonte, 19 de outubro de 2017

Postado (Atualizado )