INEA-RJ, MMA, MPRJ, ALERJ, PMNF, APAEMC,CBHMacaé, PMNF, PMM, PMCA: Não autorizem a instalação de  hidrelétricas no Rio Macaé.

INEA-RJ, MMA, MPRJ, ALERJ, PMNF, APAEMC,CBHMacaé, PMNF, PMM, PMCA: Não autorizem a instalação de hidrelétricas no Rio Macaé.

1 assinaram. Vamos chegar a
50 Apoiadores

Complete a sua assinatura

Esta petição foi criada por Diego M. e pode não representar a visão da comunidade da Avaaz.
Diego M.
começou essa petição para
INEA-RJ, MMA, MPRJ, ALERJ, PMNF, APAEMC,CBHMacaé, PMNF, PMM, PMCA
O rio Macaé é um dos rios mais importantes e conservados do Estado do Rio de Janeiro, um patrimônio coletivo de grande valor socioeconômico e ambiental. Recentemente a empresa ALUPAR Investimentos S.A apresentou ao Comitê de Bacias Hidrográficas do rio Macaé a proposta de construção de 3 pequenas centrais hidrelétricas visando gerar 65 mw/h. Para a PCH - 1 está prevista a vazão máxima turbinada de 12 mil litros por segundo (12m3/s),para a PCH 2 uma vazão de 18 m3/s e para a PCH 3 a vazão de 27 m3/s, todas com túnel de 4m x 4m e aproximadamente 5 km de comprimento escavados na rocha. Os impactos são significativos à vazão de água no trecho entre o poço verde, (pouco acima do encontro dos rios até o final das corredeiras no baixo curso). A água que restaria no rio (em todo o ano) seria a metade (50%) da vazão mínima de referência (Q7/10), ou seja, 50 % da vazão mínima de 7 dias de duração e 10 anos de tempo de recorrência (com um risco de 10% ocorrer valores menores ou iguais a este em qualquer ano). Todo o turismo na região depende do rio conservado. Os danos são graves para a geração atual e para as gerações futuras...Não precisamos e nem queremos PCHs no rio Macaé.Vamos defender o rio, sua liberdade e saúde!!! O rio é um patrimônio coletivo!!! Assine a petição e diga NÃO a esse ganancioso empreendimento privado.

Postado (Atualizado )